A Biblioteca Aarão Reis armazena a memória cultural da produção jurídica de seus associados e enriquece seu acervo, distribuído entre livros, periódicos, obras de referências em várias áreas do Direito, destacando-se os tradicionais campos do conhecimento: Direito Administrativo, Agrário, Ambiental, Aeronáutico, Autoral, Canônico, Civil, Comercial, Comparado, Constitucional, Consumido, Criminologia, Deontologia, Eleitoral, Ética, Falimentar, Filosofia, Filosofia do Direito, Financeiro, História do Direito Brasileiro, História do Direito Estrangeiro, História Geral, Internacional Público, Internacional Privado, Marítimo, Medicina Legal, Militar, Penal, Previdenciário, Processual Civil, Processual Militar, Processual Penal, Romano, Sociologia, Tecnologia, Trabalho e Tributário. As doações são registradas nas atas das sessões plenárias e cadastradas no sistema de controle: Conheça as últimas doações.
Doação da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal LAMACHIA, Claudio & Antônio Oneildo Ferreira; organizadores.  II Conferência Nacional da Mulher Advogada: transcrição dos Discursos proferidos.  BH, 28 e 29 de novembro de 2016. Brasília:  OAB/CF, 2018. Publicação reúne os discursos proferidos na Conferência, que contou com a participação de lideranças da advocacia, da sociedade civil e da intelectualidade, representando um marco na promoção dos direitos não apenas das advogadas, mas de todas as mulheres.   Insere-se, portanto, na extensa lista de ações recentes da OAB em prol da igualdade de gênero. A despeito dos avanços obtidos nas últimas décadas, a desigualdade entre homens e mulheres permanece como obstáculo à plenitude da democracia brasileira.   Afinal, a equânime participação…
Doação do Tribunal Regional do Trabalho – 1º Região.  BRASIL.  Tribunal Regional do Trabalho – 1º Região.   TRT 1º Região: história & patrimônio 1941-2018.  Rio de Janeiro:  TRT 1º região, 2018. O livro destina a registrar a história dessa evolução patrimonial, não se restringido aos feitos da gestão (2017-2019), e mesclando fatos antigos e novos, com o objetivo de compor um retrato mais amplo de todas as ações que contribuíram para que o TRT da 1º Região. No tocante à gestão dos bens imóveis e ao aperfeiçoamento do patrimônio imobiliário do Regional é constante, refletindo as necessidades da prestação jurisdicional, que mudam por diversos fatores.   Assim, outras ações estão em andamento visando a buscar melhores resultados, tanto em…
Doação da Ordem dos Advogados do Brasil /Seccional Rio De Janeiro LEWAMDOWSKI, Enrique Ricardo.  Pressupostos matérias e formais da Intervenção Federal no Brasil.  2ed. Belo Horizonte:  Fórum, 2018. Ministro do Supremo Tribunal Federal, tendo ocupado o cargo de Presidente dessa Corte e do Conselho Nacional de Justiça entre 2014-2016, formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito, esta obra resulta de uma tese de livre-docência defendida pelo autor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que aborda de modo objetivo e didático a origem, o desenvolvimento, o conceito e, de modo especial, os pressupostos materiais e formais da intervenção no Brasil. O conhecimento dos aspectos teóricos e procedimentos dessa medida extrema apresenta, portanto, grande importância para todos…
CHALHUB, Melhim Namem.  Alienação Fiduciária: negócio fiduciário.  5ed.  Rio de Janeiro: Forense, 2017. DOAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL /SECCIONAL RIO DE JANEIRO O autor analisa a estrutura e a função das garantias fiduciárias nas mais variadas operações em que são aplicáveis, à luz dos seus fundamentos históricos e doutrinários, passando pela fidúcia de direito romano, pela propriedade resolúvel do direito germânico medieval e por um breve estudo do direito comparado contemporâneo. Sobre essa base doutrinária, o autor trata das diversas situações em que essa garanta é aplicada e da jurisprudência sobre os procedimentos de execução, consolidação da propriedade e realização da garantia.
Doação do Autor e Consocio:  Dr. Fábio Martins de Andrade.  ANDRADE, Fábio Martins de.  Aspectos sobre a Inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base da COFINS e do PIS.  Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2017. A questão jurídica de fundo (mérito) está posta perante o Supremo Tribunal Federal há bastante tempo.  Desde 1999 no Pleno, já contou com algumas sessões de julgamentos memoráveis, com a explanação das teses os lados (contribuinte e Fazenda Pública) e a saudável discussão entre os Ministros. Com isso, o STF finalmente tem a oportunidade de pacificar essa tormentosa questão que durante tanto tempo restou pendente de pronunciamento definitivo.  E com o seu julgamento final, com a esperada manutenção da declaração de inconstitucionalidade da espúria inclusão da…
ANDRADE, Fábio Martins de.    Modulação e Consequencialismo.   Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2017. Doação do Autor e Consocio: Dr. Fábio Martins de Andrade O Livro compõe-se da reunião de trinta e cinco artigos jurídicos selecionados e se divide em duas partes.  A primeira, que reúne aqueles vinte e oito escritos para a mídia jornalística; e a segunda, que agrega aqueles sete destinados às revistas especializadas.  Os artigos que compõem a primeira parte tendem a ser mais superficiais, inclusive com linguagem mesmo técnica, e geralmente atual em relação ao momento em que foi escrito.   Foram destinados a jornais, websites e, por vezes, a coluna que tive a satisfação de assinar por alguns poucos anos. O Público era basicamente composto pelo leitor leigo. …
VILLELA, Fábio Goulart.   O Genoma e o Direito do Trabalho.  Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2018. O professor Fábio Goulart Villela, nos brinda com mais essa importante obra, até o momento sem similar e precedente na academia jurídica brasileira e lusitana,  na qual apresenta ao mundo jurídico trabalhista enorme contribuição científica relacionado ao conhecimento do genoma humano e seu desenvolvimento ao lado da medicina preditiva, já que a partir da análise do perfil genético do trabalhador, pode-se aferir, com elevado grau de acuidade, a existência de genes responsáveis por doenças monogênicas e por predisposições para enfermidades multifatoriais. Essa evolução da medicina genética possibilita um diagnóstico preciso de muitas doenças genéticas e a identificação de indivíduos saudáveis, que ao longo de sua vida poderá…
Doação do Autor e Consocio:  Dr. Manoel Messias Peixinho  PEIXINHO, Manoel Messias; Jessé Torres Pereira Junior; Emerson Affonso da Costa Moura.  Mutações do Direito Administrativo:  estudos em homenagem ao Professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto.  Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2018. As transformações que têm sofrido o Direito Administrativo são os objetos de análise dessa obra que corresponde à uma singela homenagem póstuma ao estimado professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto e toda a contribuição na disciplina.  Com artigos dos grandes administrativos do Brasil revisitam-se temas do Direito Administrativo à luz das mutações que sofreram e dos aportes trazidos pelo professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto. O Homenageado se foi como pessoa, mas sua presença como intelectual invulgar, cultura invejável…
ANDRADE, FÁBIO MARTINS DE.  Estudos de Direito Constitucional:  em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal de 1988.  Doação do Autor e Consocio:  Dr. Fábio Martins de Andrade. Completados os trintas anos desde a promulgação da Constituição, nota-se dias que correm e não são os melhores, ao contrário, atravessamos todos uma crise social, política e institucional, talvez a mais grave e profunda de nossa História. Para exemplificar a riqueza – e, portanto, a complexidade dos dias atuais, basta lembrar de alguns fatos recentes propositalmente selecionados.  O País só nos últimos dois anos experimentou   a conclusão do processo de impeachment contra a Presidente Dilma, duas denúncias graves oferecidas pelo então Procurador-Geral da República Rodrigo Janot contra o Presidente Temer, a intervenção federal…
ANDRADE, Fábio Martins de.   Temas de Direito Público:  homenagem aos 30 anos da Constituição Federal de 1988.  Rio de Janeiro:  Lume Juris, 2018. Doação do Autor e Consocio:  Dr. Fábio Martins de Andrade Fruto do curso de Doutorado em Direito Público na UERJ, período a partir do qual intensificou os seus Temas de Direito Público, dividido em duas partes:   Primeiramente, os assuntos ligados ao constitucionalismo e à democracia, ao discurso penal e aos órgãos da mídia, , e ao direito tributário.  Estas reflexões críticas são apresentadas na forma de ligeiros artigos, geralmente publicados em importantes veículos nacionais. Posteriormente, compõe-se de alguns artigos elaborados sobre o Temas de Direito Publico , especialmente selecionados, compreendendo gama mais ampla de assuntos, como importante…
Página 1 de 17