BIBLIOTECA

Listagem 2022

SANT’ANNA, Sérgio Luiz Pinheiro (org.). O Instituto dos Advogados Brasileiros e os pareceres da Comissão de Direito Constitucional: volume 2. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2022. A Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros lança o segundo volume do livro com os pareceres produzidos pela Comissão e aprovados pelo Plenário, permitindo o enfrentamento de temas da maior relevância para o Estado, suas instituições e para o povo brasileiro.
TEIXEIRA, João Paulo Allain; LIZIERO, Leonan (orgs.). Passado e presente do constitucionalismo. Andradina: Meraki, 2021. A obra faz um estudo comparativo entre o Direito Constitucional atual e o Direito Constitucional do passado. Os organizadores dividiram o livro cinco partes, que falam sobre os dois mais importantes pensadores do constitucionalismo brasileiro, os contemporâneos Francisco José de Oliveira Vianna e Carlos Maximiliano Pereira dos Santos; sobre os aspectos turbulentos da República Velha e da Era Vargas; sobre os Tribunais Superiores no Brasil; sobre a atualidade da federação brasileira e; sobre os três direitos fundamentais na atual ordem brasileira.
BUZANELLO, José Carlos. Direito de resistência constitucional. Curitiba: Juruá, 2021. Resultado da tese de doutorado do autor, a obra é dirigida para os diversos tipos de operadores do direito, desde os militantes e acadêmicos até os juristas mais rigorosos. O livro trata sobre o direito de resistência, dando forma aos conceitos, às espécies e aos métodos de ação política e jurídica do direito constitucional.
FILIZOLA, Luciano. Entre os costumes e a dignidade: um estudo sobre os crimes sexuais. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2022. A obra apresenta reflexões sobre a relação existente entre os costumes, a sexualidade, o poder, a moral e o direito através da análise do impacto nos tribunais superiores gerado pela mudança do bem jurídico tutelado pela Lei 12.015/2009, sobre os crimes sexuais, que deixou de ser sobre os costumes para ser sobre a dignidade sexual. O livro é divido em quatro capítulos que tratam sobre os costumes, poder e sexualidade; sobre a moral e moralidades: um problema sobre a dignidade no direito; sobre os aspectos jurídicos-penais dos crimes sexuais e; sobre a dignidade sexual nos tribunais.
ALMEIDA, Paulo Roberto. Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização. Rio de Janeiro: LTC, 2012. O livro faz uma análise das questões teóricas ligadas às concepções dos formuladores, pensadores e executores da política externa brasileira, com a visão especial de quem participa efetivamente do processo diplomático. O autor explica como funcionam as organizações internacionais às quais o país está vinculado e formula julgamentos embasados no conhecimento direto dos assuntos sobre os quais discorre. 
ALMEIDA, Paulo Roberto. Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo; Brasília: Funag, 2005. A obra é o resultado da análise que o autor faz sobre a formação da diplomacia econômica no Brasil. O autor apresenta as bases da construção do Brasil contemporâneo, desde a chegada da família real ao país, em 1808 e vai até o final do Império, abordando temas como a escravidão, o comércio e a dívida externa, entre outros.
ALMEIDA, Paulo Roberto. Apogeu e demolição da política externa: itinerários da diplomacia brasileira. Curitiba: Appris, 2021.   O autor examina a evolução da política externa desde os anos 1990, comenta o que foi feito de errado na fase recente e, trata sobre a ascensão e as dificuldades na história de uma das diplomacias mais bem vistas no mundo até 2018.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (orgs.). O protagonismo da mulher na arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação. Florianópolis: Rocha Gráfica Ed., 2019. ​​ A obra apresenta o protagonismo das mulheres na produção de trabalhos científico brasileiros e internacionais em variadas linhas de pesquisa e temas de discussão na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Dividido em quatro partes, o livro fala sobre o protagonismo intelectual, profissional e social das mulheres, sobre as abordagens contemporâneas na arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação, sobre biblioteca, livro e leitura e, na última parte os textos tratam sobre informação, inclusão e acesso aos direitos sociais.
SEMER, Marcelo. Entre salas e celas: dor e esperança nas crônicas de um juiz criminal. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.   A obra traz uma série de crônicas sobre a vivência do autor durante audiências criminais e mostram o lado humano do juiz em contato com as pessoas sobre as quais vai decidir o futuro.
ALVARES, Giane Ambrosio; SEMER, Marcelo; SEMER, Marcia; FELIPPE, Marcio Sotelo; MARIANO, Patrick; CASARA, Rubens. Brasil despedaçado: crônicas de ruptura e barbárie. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2021. A obra é uma coletânea de artigos sobre a tentativa de destruição da democracia brasileira a partir de 2018.  Os autores abordam temas como os crimes contra a humanidade, o desprezo ao ser humano, o populismo penal, o discurso autoritário que corrompe a Constituição, o empobrecimento cultural, a eugenia negacionista que conduziu ao extermínio de milhares de brasileiros, especialmente pobres, idosos, negros, indígenas e que levou cidadãos brasileiros à morte, não em câmaras de gás, mas por asfixia, entre outros.
Page 1 of 5
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173