“Todos os atos anteriores ao dia 21 de agosto de 1843 foram preparatórios. Às 16h, na casa de Francisco Alberto Teixeira Aragão, 26 advogados fundaram o IAB. Uma comissão se reuniu em assembleia e nomeou a direção, que, à época, só tinha os cargos de presidente, secretário e tesoureiro. É esse ato que confere personalidade jurídica ao Instituto e alguém é nomeado para representá-lo”, explicou Paulo Joel Bender Leal. A figura de Aragão, segundo o diretor, foi essencial para esse processo, já que ele era o dono do jornal Gazeta dos Tribunais, que impulsionou a fundação do IAB.
Durante a live, a presidente nacional do Instituto, Rita Cortez, parabenizou o projeto Conexão IAB por trazer luz aos estudos a respeito da história da entidade. Ela também destacou a importância de os associados acompanharem as atividades do IAB para tomar conhecimento da grandeza da instituição. “A nossa missão principal é levar para a jovem advocacia a riqueza das nossas instituições e as contribuições que demos ao longo da história”, disse a advogada.
A ideia foi reiterada pelo diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger, que afirmou: “Nossa advocacia tem raízes profundas e conhecê-la e divulgá-las promove e dignifica a nossa profissão”. Em sua fala, ele resgatou a figura de Astolpho Vieira de Rezende, que teve papel fundamental na fundação da OAB – organizada pelo Instituto dos Advogados em 1930. “Tinha-se o senso comum de dizer que seria Levi Carneiro o grande nome dessa situação. Omitia-se, não deliberadamente, o papel que teve o Astolpho, de 1930 a 1933, na criação da OAB. Precisamos fazer um trabalho específico sobre a biografia dele”, afirmou.
A live foi mediada pelo diretor adjunto de Comunicação e coordenador do Conexão IAB, Flávio Pita, que trouxe para a audiência a diferença entre a Casa de Montezuma e a Ordem dos Advogados. “No IAB, nós nos agrupamos enquanto acadêmicos para pesquisar e produzir conteúdo jurídico. Já na OAB, nos agrupamos profissionalmente para atuarmos enquanto advogados”, enfatizou.