NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 22 Agosto 2025 14:29

Pesquisador defende que 21 de agosto é o verdadeiro aniversário do Instituto dos Advogados 

 Da esq. para dir., no alto, Rita Cortez e Flávio Pita; embaixo, Paulo Joel Bender Leal e Aderson Bussinger Da esq. para dir., no alto, Rita Cortez e Flávio Pita; embaixo, Paulo Joel Bender Leal e Aderson Bussinger

Uma simples busca sobre o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na internet daria conta de que a instituição jurídica mais antiga das Américas foi fundada em 7 de agosto de 1843. Apesar de a data ser celebrada até hoje, 182 anos depois, como aniversário da entidade, o diretor de Biblioteca do IAB, Paulo Joel Bender Leal, que pesquisa a Casa de Montezuma em registros históricos, defende que 21 de agosto do mesmo ano é o verdadeiro dia a ser comemorado. Durante a live do projeto Conexão IAB, promovida no instagram do Instituto nesta quinta-feira (21/8), ele afirmou que a reunião que formou oficialmente a entidade aconteceu no fim daquele mês.

“Todos os atos anteriores ao dia 21 de agosto de 1843 foram preparatórios. Às 16h, na casa de Francisco Alberto Teixeira Aragão, 26 advogados fundaram o IAB. Uma comissão se reuniu em assembleia e nomeou a direção, que, à época, só tinha os cargos de presidente, secretário e tesoureiro. É esse ato que confere personalidade jurídica ao Instituto e alguém é nomeado para representá-lo”, explicou Paulo Joel Bender Leal. A figura de Aragão, segundo o diretor, foi essencial para esse processo, já que ele era o dono do jornal Gazeta dos Tribunais, que impulsionou a fundação do IAB.

Durante a live, a presidente nacional do Instituto, Rita Cortez, parabenizou o projeto Conexão IAB por trazer luz aos estudos a respeito da história da entidade. Ela também destacou a importância de os associados acompanharem as atividades do IAB para tomar conhecimento da grandeza da instituição. “A nossa missão principal é levar para a jovem advocacia a riqueza das nossas instituições e as contribuições que demos ao longo da história”, disse a advogada.

A ideia foi reiterada pelo diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger, que afirmou: “Nossa advocacia tem raízes profundas e conhecê-la e divulgá-las promove e dignifica a nossa profissão”. Em sua fala, ele resgatou a figura de Astolpho Vieira de Rezende, que teve papel fundamental na fundação da OAB – organizada pelo Instituto dos Advogados em 1930. “Tinha-se o senso comum de dizer que seria Levi Carneiro o grande nome dessa situação. Omitia-se, não deliberadamente, o papel que teve o Astolpho, de 1930 a 1933, na criação da OAB. Precisamos fazer um trabalho específico sobre a biografia dele”, afirmou. 

A live foi mediada pelo diretor adjunto de Comunicação e coordenador do Conexão IAB, Flávio Pita, que trouxe para a audiência a diferença entre a Casa de Montezuma e a Ordem dos Advogados. “No IAB, nós nos agrupamos enquanto acadêmicos para pesquisar e produzir conteúdo jurídico. Já na OAB, nos agrupamos profissionalmente para atuarmos enquanto advogados”, enfatizou.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173