Na ocasião, a entidade também promoveu a entrega da tradicional Medalha Levi Carneiro, concedida a integrantes com mais de 30 anos de associação. Foram homenageados o ex-presidente da OAB/AL Nabor Bulhões; o ex-presidente da OAB/DF Amauri Serralvo; o membro benemérito do IAB José Geraldo de Sousa Junior; o advogado Eury Pereira Luna Filho, e a jurista Eneá de Stutz e Almeida. Prevista no estatuto da instituição, a Medalha Levi Carneiro reconhece não apenas a longevidade da filiação, mas principalmente a contribuição efetiva dos associados para o fortalecimento da entidade e para sua projeção na comunidade jurídica nacional.
Ao agradecer pelo recebimento da comenda, Nabor Bulhões deu aos presentes uma aula sobre a história da transição do IAB para a criação da OAB. Ele lembrou que foi a criação dos cursos jurídicos no País que possibilitou a organização dos profissionais do Direito enquanto classe e a fundação das entidades – a Casa de Montezuma, em 1843, e a Ordem, em 1930. "Identifico a história do Brasil democrático e constitucional a partir desse momento. Com a criação desses cursos, forjamos os grandes pensadores da área jurídica", disse ele, citando que o IAB foi criado com o objetivo de formular e estruturar a OAB.
Os empossados na solenidade ingressaram no Instituto por indicações da presidente e do vice-presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle, Fabíola Vianna Morais e Fabio Luiz Gomes, respectivamente.
Fernanda Foizer, Marcelo de Oliveira e Wesley Rocha irão compor a Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle. Já Charles Dickens Amaral, Luís Paulo Ribeiro, Marcos Aurélio Valadão, Ricardo Victor Bastos e Raquel Alves darão reforço às Comissões de Direito Financeiro e Tributário e da Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle.
Rita Cortez, que também é conselheira federal da OAB pelo Rio de Janeiro, agradeceu à Ordem pela cessão do espaço e destacou a relevância da solenidade. “Pedi emprestado este espaço maravilhoso no Centro Cultural do Conselho Federal da Ordem para promover uma solenidade muito importante para o Instituto, que é a outorga da Medalha Levi Carneiro. Também aproveitei a oportunidade para dar posse aos novos associados”, afirmou.
Reingresso – Durante a solenidade, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, também do Distrito Federal, retornou aos quadros da Casa de Montezuma. Membro efetivo, ele passa a compor a Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle.
Da esq. para a dir., Antônio Fabrício Gonçalves, Fabíola Vianna Morais, Francisco Caputo, Bernardo Gicquel, Rita Cortez, Ana Amélia Menna Barreto, Ilan Swartzman e Carlos Brito
Compuseram a mesa de trabalhos Rita Cortez; a 2ª vice-presidente do IAB, Ana Amélia Menna Barreto; o secretário-geral, Bernardo Gicquel; o diretor da ESIAB, Ilan Swartzman; Fabíola Vianna Morais; o membro do Conselho Superior do IAB, Carlos Brito; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício Gonçalves; a secretária Nacional de Acesso à Justiça, Sheila Santana de Carvalho; a secretária-geral da OAB Nacional, Rose Morais; o jurista Francisco Caputo, representando a OAB/DF.
O evento contou com a participação da OAB Nacional, representada pela secretária-geral, Rose Morais, e reuniu autoridades, juristas e representantes da advocacia no Centro Cultural Evandro Lins e Silva, em Brasília.
Rose Morais ressaltou a relevância histórica do Instituto e a responsabilidade dos novos associados diante da tradição da Casa Montezuma. Segundo a secretária-geral da OAB Nacional, ingressar no IAB significa somar-se a uma linhagem de juristas que ajudaram a moldar o Direito brasileiro e consolidar o Estado Democrático de Direito.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do CFOAB.)