WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Fundamentos de história do direito. 10. ed., rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2019.   A coletânea de artigos organizados pelo Professor Wolkmer tem como objetivo preencher o espaço que existia na produção bibliográfica acadêmico-universitária do País, tanto no que diz respeito a obras sobre a História do Direito, História das Ideias ou História das Instituições Jurídicas, quanto de pesquisas históricas da cultura legal de uma nova orientação metodológica: interdisciplinar, crítica e reconstrutiva.    
WOLKMER, Antonio Carlos. História do direito: tradição no Ocidente e no Brasil. 11. ed. rev., atual. e reform. Rio de Janeiro: Forense, 2019.   O livro apresenta uma introdução histórico-crítica sobre a cultura jurídica no Ocidente e no Brasil.  Expõe uma releitura e revisão da tradição normativa formalista com elementos para a construção de nova historicidade no Direito e oferece ao leitor a oportunidade de compreender melhor a cultura normativa do país.  
WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.   O objetivo da obra é contribuir para a discussão teórico-prática e a modificação de valores e posturas na busca de uma visão jurídica mais pluralista. O autor fornece os dados iniciais e proporciona o questionamento das ciências humanas a respeito dos modelos mais recentes, priorizando o debate sobre os novos tipos de referência, legitimidade e legalidade.  
WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Humanismo e cultura jurídica no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003.   A obra tem como principal objetivo pesquisar a influência e a presença do humanismo na cultura jurídica brasileira em diferentes épocas, servindo como apoio científico nas áreas do Direito e das ciências humanas.  
FIORI NETO, Francisco. Lampejos IV: pensamentos e reflexões. Rio de Janeiro: Livro Lindo Editor, 2020.   O quarto volume da coleção Lampejos é um complemento da trilogia lançado em 2014, 2015 e 2017, cujo objetivo é ajudar no processo evolutivo a que todos estão destinados.  
CAMPINHO, Sérgio. Estudos e pareceres. Rio de Janeiro: Ed. Processo, 2021.   A obra apresenta alguns pareceres proferidos e selecionados pelo autor a partir do critério de atualidade temática e de relevância prática e dogmática da matéria jurídica tratada, nos últimos cinco anos. Os pareceres trazem questões ligadas aos direitos das empresas em crise, societário e cambiário. Oferecendo ao leitor uma rica e viva experiência do direito em debate, à luz de relevantes casos concretos vivenciados no ambiente jurídico nacional, sendo indicado a estudantes e profissionais do direito.    
CORDEIRO, Francisco Antônio Vieira; Miranda, Maria Geralda de. Sofia tem muitas histórias para contar. Curitiba: Appris, 2020.   Os autores contam, de maneira lúdica, a fictícia história de Sofia, que compartilha com os netos Marcia e Lucas as atrocidades de que foi vítima na infância, durante a Segunda Guerra Mundial, por ser judia. A proposta dos autores é contribuir na formação de crianças e adolescentes em uma espécie de alfabetização para o respeito ao ser humano.  
OLIVEIRA, Jorge Rubem Folena de. Terras indígenas: a indiferença dos tribunais do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: ARC Ed., 2020.   A segunda edição do livro em português e espanhol, faz uma análise qualitativa de decisões do Supremo Tribunal Federal, entre os anos 2009 e 2014. A análise dos dados aponta que os ministros do STF são tolerantes com as diversas formas de violências praticadas contra os índios. Na primeira parte do trabalho o autor apresenta a construção histórica da subalternidade no país, com as populações oprimidas dentro das próprias classes trabalhadoras, situadas no ponto mais frágil da luta de classes: como mulheres, negros, empregadas domésticas e índios. Já na segunda parte, a análise se detém nas jurisprudências do STF em questões envolvendo expulsão e remoção…
WALD, Arnoldo; LONGO, Samantha (Coords.). Desafios e soluções da recuperação empresarial: antes, durante e depois da covid-19. Porto Alegre: Wald/Paixão, 2020.   A obra traz artigos, escritos, em sua grande maioria, por advogados do escritório Arnoldo Wald que vem desempenhando apel de administrador judicial (AJ) em recuperações judiciais e falências. A ideia da obra é compartilhar alguns temas discutidos em processos de insolvência, como por exemplo o caso da recuperação judicial do Grupo Oi, a maior da América Latina em quantidade de credores.  
ROCHA, Fábio Amorim da (Coord.). Temas relevantes no direito de energia elétrica: tomo VIII. Rio de Janeiro: Synergia, 2020.   A obra apresenta a importância histórica e doutrinária sobre temas fundamentais do setor de Energia Elétrica. Trata sobre o processo regulatório, passando por momentos desafiadores que exigem dos profissionais que atuam na área, uma compreensão aprofundada nas mudanças normativas e técnicas do mercado de energia.