Terça, 07 Dezembro 2021 23:33

‘A privacidade e a proteção de dados se tornaram temas de grandes estudos’, afirma Bernardo Gicquel 

Da esq. para a dir., Fernanda Sauer, Raquel Rinaldi, Cândida Terra e Bernardo Gicquel Da esq. para a dir., Fernanda Sauer, Raquel Rinaldi, Cândida Terra e Bernardo Gicquel
Na solenidade de lançamento do Instituto Brasileiro de Estudo em Proteção de Dados (Ibradados), realizada nesta terça-feira (7/12), no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB/RJ, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pelo diretor executivo de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel. “A privacidade e a proteção de dados se tornaram temas de grandes estudos”, afirmou o advogado. O Ibradados foi criado por advogados empresariais, criminalistas e especialistas em informática, com o objetivo de promover debates a respeito das mudanças impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 
“A entidade será muito importante para consolidar e difundir o quanto são essenciais os cuidados com os dados, além de fortalecer nacionalmente a formação e a qualificação dos advogados de diversas áreas do Direito”, acrescentou Bernardo Gicquel. Aprovada em 2018, a LGPD entrou em vigor somente em agosto de 2020, para que as empresas e instituições públicas tivessem tempo para se adaptar às novas regras sobre o tratamento a ser dispensado aos dados de clientes e contribuintes. Estavam presentes na solenidade a presidente da Comissão de Direito Digital do IAB, Fernanda Sauer; o membro do Conselho Superior Rogério Álvaro Serra de Castro e as também advogadas Raquel Rinaldi e Cândida Terra. 

 
Bernardo Gicquel e Rogério Álvaro Serra de Castro


O Ibradados é presidido pela advogada Ana Tereza Basílio, membro do IAB. Também integram a diretoria da entidade a vice-presidente de Administração, Finanças e Planejamento, Cândida Diana Terra; o vice-presidente de Relações Institucionais, José Carlos Tavares de Moraes Sarmento; o vice-presidente de Comunicação, Marketing e Eventos, Marcos Vidigal de Freitas Crissiuma; o vice-presidente de Conteúdo Acadêmico, William Lima Rocha; o vice-presidente de Governança e Tecnologia, Walfrido Brito, e a primeira-secretária Marcelle Blanche.