Da esq. para a dir., Elaine Molinaro, Esdras Dantas de Souza e Rita Cortez
O arquiteto Oscar Niemeyer desenhou a comenda em especial deferência ao IAB e ela é destinada a personalidades que defendem a igualdade racial, a liberdade e a democracia. “Temos com a ABA uma parceria constante. Por conta disso, e por conta do trabalho do Esdras à frente da instituição, que é reconhecido, inclusive, nacionalmente, estamos prestando essa homenagem”, disse Rita Cortez.
Da esq. para a dir., Elaine Molinaro, Sylvia Drummond, Esdras Dantas de Souza e Rita Cortez
Esdras Dantas de Souza é formado pela Faculdade de Direito do Distrito Federal (Ceub), no ano de 1979. Exerceu a advocacia pública no âmbito do Distrito Federal e da União por vários anos, como procurador da Fundação Zoobotânica do DF e como procurador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi presidente da OAB/DF, conselheiro federal e diretor da OAB Nacional.
A abertura da convenção contou com a presença de diversas personalidades jurídicas, incluindo a vice-presidente da OAB/RJ, Sylvia Drummond. A 23ª edição do encontro tem como tema Inteligência Artificial, Advocacia e o Futuro da Justiça – Desafios e Oportunidades.
Da esq. para a dir., Sylvia Drummond, Elaine Molinaro, Esdras Dantas de Souza, Rita Cortez e Marcus Vinícius Furtado Coêlho
Para falar dos impactos da IA no Direito, os novos rumos da Justiça e o papel da advocacia nesse cenário de profundas mudanças foram convidados diversos especialistas no tema e juristas renomados de todo o País, incluindo alguns associados da Casa de Montezuma.
Da esq. para a dir., Ilan Leibel Swartzman, Esdras Dantas de Souza, Rita Cortez e Bernardo Gicquel
Entre os painéis de discussão promovidos na convenção estão debates sobre o uso de drones em conflitos armados; a inteligência artificial e seus limites éticos no Direito das Famílias; a relação das redes sociais, da IA e a nova sobrevivência na advocacia, e a aplicação do compliance e do legal design no cotidiano das empresas.