OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Terça, 08 Maio 2018 16:23
Técio integra mesa de honra em evento no Rio que reuniu ministros do STJ
Da esq. para a dir., Técio Lins e Silva, Cláudio de Mello Tavares, Milton Fernandes, Roberto Guimarães, Luis Felipe Salomão, Paulo César Salomão Filho, Carlos Prudêncio e Zacarias Pagnanelli.
O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, integrou a mesa de honra na abertura do simpósio Direito empresarial: questões polêmicas da recuperação judicial, realizado pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), nesta segunda-feira (7/5), no Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro, no Centro. Durante o evento, foi prestada uma homenagem póstuma ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Paulo César Salomão, morto em 2008, que era especialista em direito empresarial. Fizeram palestras os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, irmão do homenageado, e Paulo de Tarso Sanseverino.
Na sua abordagem sobre as questões polêmicas relacionadas à recuperação judicial, Luis Felipe Salomão afirmou que “o empresário quer segurança jurídica”. Segundo ele, “na medida em que os tribunais aperfeiçoam as teses, fica mais seguro ingressar com um pedido de recuperação”. O ministro apresentou dados segundo os quais, enquanto em 2010 houve 475 pedidos de recuperação, em 2016 eles saltaram para 1.863. “A curva crescente acompanha muito a situação econômico-financeira do nosso País. Nos momentos de crise, há mais requerimentos. Mas o crescimento também tem a ver com segurança jurídica”, disse Luis Felipe Salomão.
De acordo com o presidente do IMB, Roberto Guimarães, a ideia de realizar o evento surgiu quando foi procurado por juízes das varas empresariais do TJRJ, que propuseram a discussão sobre o tema. “Por isso, hoje, o IMB reúne o mundo jurídico para debater esse assunto de maior importância”, disse.
Também compuseram a mesa de honra os presidentes do TJRJ, Milton Fernandes, e do IMB-SC, Carlos Prudêncio; o advogado Paulo César Salomão Filho; o corregedor-geral de Justiça do Rio, Cláudio de Mello Tavares, e o diretor Nacional Institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli.