Ao dar posse a José Antonio Pinheiro Machado, o presidente do IAB afirmou: “Hoje, quando o autor de uma vasta obra literária dedicada à defesa da liberdade ingressa no IAB, faz 49 anos que a ditadura militar, numa página triste da nossa história, editou o Ato Institucional nº 5, que suspendeu o habeas corpus, fechou o Congresso Nacional e suprimiu as garantias individuais”. Técio Lins e Silva disse ainda: “É meu dever fazer este registro, pois jamais imaginei que aqueles tempos sombrios pudessem ser revividos, mas, infelizmente, hoje vemos graves ameaças ao estado de direito democrático, como também ao livre exercício da advocacia”.
Em detalhe, a réplica do colete usado pelo senador Pinheiro Machado
Na sua saudação, José Antonio Pinheiro Machado falou da “honra” de ingressar no IAB e disse que a sua condição de escritor “inspira as de advogado e jornalista, na busca da perfeição do emprego das palavras no momento de redigir petições, reportagens e roteiros de TV”. Compareceram à posse o seu irmão Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima, sócios da L&PM, editora que publica os livros do novo consócio e ganhou projeção nacional ao lançar obras de outros grandes autores, como Millôr Fernandes e Moacyr Scliar. (Leia ao final da matéria a íntegra o discurso de posse de José Antônio Pinheiro Machado)
Em sua manifestação, Lauro de Oliveira Vianna falou que espera contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Direito Financeiro e Tributário “nesses tempos tão difíceis enfrentados pelo País”.
Lauro de Oliveira Vianna
Por sua vez, Karine Ferreira de Moura, que fará parte das comissões de Direitos Humanos e da Mulher, disse: “Diante de tantos retrocessos que temos visto, é motivo de orgulho fazer parte deste coletivo de advogados que se posiciona contra a redução das garantias individuais”.
Karine Ferreira de Moura
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!