NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Terça, 24 Outubro 2017 16:09

Técio critica o critério de composição do CNJ que garante maioria aos magistrados

Da esq. para a dir., Valdetário Monteiro, Técio Lins e Silva, Saulo Amazonas, Leonardo Accioly e Yuri Herculano Da esq. para a dir., Valdetário Monteiro, Técio Lins e Silva, Saulo Amazonas, Leonardo Accioly e Yuri Herculano
“É incompatível com a ideia de democracia o critério de composição do Conselho Nacional de Justiça, no qual os magistrados são maioria, o que garante a hegemonia do Judiciário nas decisões do órgão de controle.” A crítica foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, ao participar, na última sexta-feira (20/10), em Caruaru (PE), do painel Desafios do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público. O tema fez parte da programação da Conferência Estadual da Advocacia, promovida pela OAB/PE, tendo como tema central Advocacia, democracia e direito: novos tempos e novos desafios!
Na sua crítica, Técio, que foi conselheiro do CNJ em uma das duas vagas destinadas a advogados, disse, ainda, que deveria ser “paritária” a distribuição das 15 vagas no CNJ. Elas são ocupadas por nove magistrados, dentre os quais o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que preside o CNJ, enquanto as outras seis vagas destinam-se a dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois representantes da sociedade. Segundo o presidente nacional do IAB, “não é salutar esta forma de composição que estabelece uma hierarquia que contraria o artigo 6° do Estatuto da Advocacia, segundo o qual ‘não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratarem-se com consideração e respeito recíprocos’”.

Do painel Desafios do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público, também participaram os advogados Valdetário Monteiro, conselheiro do CNJ; Leonardo Accioly, conselheiro do CNMP; Saulo Amazonas, ex-presidente da subseção da OAB em Caruaru, e Yuri Herculano, diretor de Publicações da Escola Superior da Advocacia de Pernambuco (ESA-PE).

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, participou do painel Reforma política, que contou também com palestra do presidente da OAB/BA, Luiz Viana. O evento foi encerrado com a conferência feita pelo advogado Luiz Flávio Gomes e precedida pelos pronunciamentos proferidos pelo presidente da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte, e o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento.


Da esq. para a dir., Luiz Viana, Técio Lins e Silva, Felipe Santa Cruz e Felipe Sarmento
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173