O secretário-geral do IAB falou também sobre a proximidade entre a advocacia e a magistratura. “É importantíssimo o IAB e a OAB manterem diálogo constante com a AMB, para garantir a preservação das garantias constitucionais e o fortalecimento da cidadania”, afirmou. De acordo com o advogado, “com a juíza Renata Gil à frente da AMB, será construída uma pauta comum para defesa das garantias e melhoria da prestação jurisdicional”.
No seu discurso de posse, Renata Gil, que também foi a primeira mulher a concorrer e a presidir a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), falou do peso da sua eleição para a AMB com 80% dos votos. “Carrego nos ombros o desafio da representação feminina na magistratura”, afirmou.
A magistrada defendeu o diálogo entre os Poderes, o fortalecimento do associativismo, o aprimoramento do Judiciário e a valorização da magistratura. “Seremos guardiões atentos e protetores zelosos da independência do Poder Judiciário e da autonomia dos tribunais”, afirmou.
Também fizeram parte da mesa de honra o ex-presidente da AMB Jayme de Oliveira, os ministros Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, e Francisco Camelo, do Superior Tribunal Militar (STM); o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o subprocurador da República, Carlos Vilhena, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
Compareceram à solenidade os ministros do STF Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, e do STJ Luís Felipe Salomão, Antonio Saldanha, Marco Aurélio Belizze, Ribeiro Dantas, Raul Araujo e Paulo de Tarso Sansaverino.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!