A 1ª vice-presidente do IAB, Rita Cortez, e o desembargador Marcos Pinto da Cruz, do TRT/RJ
A 1ª vice-presidente, Rita Cortez, representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na tarde desta quinta-feira (5/10), na sessão do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) em que o advogado Marcos Pinto da Cruz, consócio do Instituto, tomou posse no cargo de desembargador na vaga do quinto constitucional reservada à advocacia. Membro efetivo do IAB desde 1995, Marcos Pinto da Cruz, que advogou por 33 anos, recebeu boas-vindas de diversas autoridades, dentre as quais o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que saudou a advocacia trabalhista e o IAB, na pessoa de Rita Cortez.
O desembargador José da Fonseca Martins Júnior, do TRT/RJ, discursou em nome da corte. "O Tribunal Regional da 1ª Região tem agora, como um dos seus membros, um profissional de escol que irá, sem sombra de dúvidas, honrar e dignificar a história do primeiro tribunal trabalhista do País", disse o magistrado. Também deram boas-vindas o presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva; o procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ), João Batista Berthier; o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), juiz Ronaldo Callado; a deputada federal Laura Carneiro (PMDB-RJ) e o presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Otavio Calvet.
Marcos Pinto da Cruz é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho (UGF). Foi diretor de Comunicação da OAB/RJ, de 1991 a 1996, e membro da comissão examinadora de provas em concursos para juiz no TRT/RJ, de 2003 a 2006. No ano de 2002, publicou o livro
Manual do Direito Individual do Trabalho, pela Editora Forense.
Marcos Pinto da Cruz assina o termo de compromisso como desembargador do TRT/RJ