De acordo com a presidente nacional do IAB, a entrega da medalha foi um ato de reconhecimento da sociedade carioca ao trabalho realizado por Marisa Gaudio. A iniciativa de homenageá-la partiu da vereadora Verônica Costa (MDB). Após receber a comenda, Marisa Gaudio disse: “Tento o tempo todo ser uma mulher que puxa outras mulheres. Eu não quero estar sozinha nos espaços de poder. Por isso, a gente precisa se conhecer e dar as mãos, pois juntas conseguimos conquistar muito mais".
Estavam presentes na homenagem os presidentes da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; o secretário-adjunto da Seccional, Fábio Nogueira, e a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Caetano.
"Temos milhares de talentosas e vocacionadas mulheres que têm o que falar, e nós temos que ouvir", disse Felipe Santa Cruz. Ele anunciou que a próxima Conferência Nacional da Advocacia, que acontecerá em novembro de 2020, em Brasília, terá todas as mesas compostas de forma paritária: metade homens, metade mulheres, representando a realidade da advocacia brasileira.
Luciano Bandeira também elogiou a homenageada. "Boa parte dos avanços que conquistamos na pauta da advocacia feminina no Rio de Janeiro se deve à dedicação da Marisa”, destacou. Ana Tereza Basílio ressaltou que a homenagem se estendia a todo o time da OAB Mulher e a todas as presidentes de subseções. "Estamos lutando para ter espaço nessa profissão tão conservadora que nós escolhemos”, afirmou.
Rita Cortez recebeu da Câmara do Rio Moção de Louvor e Reconhecimento por sua contribuição à pauta feminina. Outros advogados também agraciados.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!