NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Terça, 12 Junho 2018 22:06

Rita Cortez participou do 1º Encontro Nacional das Advogadas do Brasil

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou na sexta-feira (8/6) do encerramento do 1º Encontro Nacional das Advogadas do Brasil, que reuniu mais de 150 advogadas de todos os estados do País no Rio de Janeiro. “Os movimentos organizados precisam aprender a traçar agendas comuns de atuação política, para assegurar e avançar na conquista de mais direitos para as mulheres”, afirmou Rita Cortez. Para a presidente do IAB, “é importante falar sobre inclusão e igualdade como política de valorização dos direitos humanos e ocupar todos os espaços de atuação com a perspectiva de união e sororidade”.

Também participaram do evento, aberto na quinta-feira (7/6), a diretora-secretária Maíra Fernandes e a presidente da Comissão da Mulher do IAB, Deborah Prates. O encontro foi uma parceria entre a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado o Rio de Janeiro (Caarj), o site jurídico Migalhas, a ONG TamoJuntas!, a Comissão de Minas Gerais da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica e o Movimento + Mulheres na OAB, com o apoio de escritórios de advocacia de vários estados.

De acordo com dados do Conselho Federal da OAB divulgados no evento, as mulheres representam 48,5% da advocacia nacional e são maioria apenas nos estados do Pará e de Rondônia. No Rio de Janeiro, elas são 49,9% da classe e predominam nas faixas etárias até 59 anos. “Realmente, ainda falta muito para conseguirmos a tão sonhada igualdade de tratamento e de respeito na advocacia”, afirmou Maíra Fernandes, que acrescentou: “No Rio de Janeiro, já somos quase metade da advocacia, mas mesmo assim demoramos mais para crescer na profissão e ainda ganhamos 25% menos que os homens”.


Maíra Fernandes afirma: “Ainda falta muito para conseguirmos a tão sonhada igualdade”

Primeira pessoa com deficiência a ingressar nos quadros do IAB, Deborah Prates ressaltou a importância do trabalho de inclusão. “Esse encontro está sendo bastante importante para mim, porque eu estou incluída”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher. Segundo ela, “isso é um diferencial, porque, em regra, as mulheres com deficiência não são vistas pelas suas iguais”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173