O movimento sindical e o empoderamento dos que vivem do trabalho foi o tema da palestra feita pela 1ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/RJ, Rita Cortez, nesta sexta-feira (7/4), no último dia do XIII Encontro Luso-Brasileiro de Juristas do Trabalho, realizado no campus da Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, na Região dos Lagos do RJ. Organizado pela Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra), com o apoio do IAB, o evento teve como tema central Trabalho, castigo e escravidão – passado ou futuro?
A conferência de encerramento Liberdade e Escravidão, vejo o futuro repetir o passado foi feita pelo ministro Alexandre Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O encontro foi finalizado com uma sessão em homenagem póstuma à professora e jurista Salete Maccalóz. A solenidade de abertura, na quinta-feira, contou com a presença da ministra do TST Delaíde Miranda.
Também compareceram ao evento o ministro aposentado do TST Carlos Alberto Reis de Paula. o presidente da Comissão de Direito do Trabalho do IAB, Daniel Felipe Apolonio Gonçalves Vieira, e os membros da comissão Nilton Correia, Daniela da Rocha Brandão e Sílvia dos Santos Correia, dentre outros consócios.
Fizeram palestras a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, o procurador do Trabalho Luís Camargo de Melo, a professora e advogada Valena Jacob, o auditor fiscal do Trabalho Carlos Silva, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) e professora da UFRJ Sayonara Grillo, o juiz do Trabalho e professor da USP Jorge Luiz Souto Maior e o membro do Ministério Público do Trabalho e professor da UFRJ Rodrigo Carelli.
Da esq. para a dir., Nilton Correia (sentado), o ministro do TST Alexandre de Souza Agra Belmonte, Rita Cortez, Daniel Felipe Apolonio Gonçalves Vieira, o ministro aposentado do TST Carlos Alberto Reis de Paula e Daniela da Rocha Brandão
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!