Também compuseram a mesa de honra o secretário-adjunto da OAB/RJ, Fábio Nogueira; a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Conselho Federal da OAB, Silvia Nascimento Cardoso Cerqueira; a diretora da Igualdade Racial da Seccional, Ivone Caetano; o diretor do Centro de Pesquisa e Documentação, Aderson Bussinger, e a 1ª secretária da Cevenb, Sebastiana Fraga. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, compareceu ao evento.
O encontro teve como objetivo traçar estratégias em torno da reparação da escravidão negra no Brasil e reuniu advogados das subseções de Volta Redonda, São Gonçalo, São João de Meriti, Barra Mansa, Cabo Frio, Maricá, Cachoeira de Macacu, Duque de Caxias e Mendes.
Humberto Adami apresentou o relatório parcial de atividades da Cevenb e a proposta de se criar um feriado estadual em homenagem ao herói negro Manoel Congo, morto em 1838. Congo liderou a maior rebelião de escravos do Vale do Paraíba. Adami anunciou a criação de um consórcio de subseções do Sul Fluminense para levar o pleito à conferência nacional da advocacia.
Também estiveram presentes no encontro a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio; o assessor especial da Presidência, Carlos André Pedrazzi, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Álvaro Quintão.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!