Rita Cortez e Ana Tereza Basílio foram indicadas por Ivone Caetano para receber a medalha que leva o seu nome. “Sinto-me honrada por ter sido agraciada com esta medalha, que dedico ao trabalho histórico do IAB em prol da igualdade e contra todo tipo de preconceito, principalmente o racial”, disse Rita Cortez, ao receber a comenda. A presidente do IAB afirmou ainda: “A Dra. Ivone Caetano é uma referência nesse campo”.
Participaram da solenidade os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb), Humberto Adami, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio.
A entrega da Medalha Rosa Negra visa ao reconhecimento de membros da advocacia e profissionais de outras áreas que atuam como lideranças da sociedade civil, como também de autoridades públicas que se destacam na condução de importantes trabalhos em garantia de direitos civis fundamentais para a população negra e minorias étnicas.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!