Os debates incluíram a análise do projeto de lei de autoria do deputado federal Pedro Paulo (DEM/RJ), que visa a permitir aos clubes de futebol se transformar em empresas. O parlamentar participou do painel Clube Empresa e falou do projeto para o auditório lotado, que contou com as presenças dos presidentes do Vasco da Gama, Alexandre Campello; do Botafogo, Nelson Mufarrej; e do America, Sidney Santana, além de representantes do Flamengo e do Fluminense. A mesa foi presidida pela advogada Maria Cristina Capanema Thomaz Belmonte, membro da Comissão de Direito Desportivo do IAB, que tem como presidente Maurício da Veiga.
Rita Cortez destacou também o cumprimento da resolução assinada pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, com o objetivo de garantir que em todos os eventos as mulheres sejam, ao menos, 30% dos palestrantes, mediadores, debatedores, mediadores e presidentes de mesa. “A Seccional do Rio cumpre, desta maneira, o compromisso assumido pelo presidente Luciano Bandeira com a OAB Mulher e a Diretoria de Mulheres Advogadas”, elogiou a presidente do IAB.
No encontro também foram discutidos, além do projeto de lei, outras questões, tais como atletas transgêneros, contrato de trabalho e direito de imagem. O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, celebrou o sucesso do evento e anunciou que o ciclo de palestras será mantido no calendário da entidade e percorrerá subseções de todo o Estado.
Também integraram a mesa os presidentes da Comissão de Eventos Esportivos da OAB, Dário Corrêa Filho, e da Acat, Alexandre Bastos; a vice-presidente da Caarj, Marisa Gaudio, e o advogado Paulo Reis, que defende o Vasco da Gama.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!