NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 28 Janeiro 2021 12:13

Rita Cortez cita ‘herança perversa’ no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

“O trabalho forçado ou executado em condições degradantes é uma prática ainda comum no nosso País, devendo ser definitivamente punido e expurgado junto com outras situações que nos colocam abaixo dos marcos civilizatórios, como por exemplo, o trabalho infantil.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta quinta-feira (28/1), data da celebração do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. “Infelizmente, esse tipo de trabalho é uma herança perversa de 300 anos de escravidão no Brasil”, complementou a advogada trabalhista.
Rita Cortez disse que o IAB criou uma agenda para manifestações em datas que marcam grandes eventos socioculturais e políticos do País. “Inauguramos hoje a agenda, com uma data muito especial que ressalta a necessidade de pugnarmos pelo direito ao trabalho digno”, destacou. Segundo a presidente nacional do IAB, “o jurista Joaquim Nabuco tinha razão quando dizia que a Abolição da Escravatura não seria tão difícil quanto lidar com seus efeitos na nossa sociedade, sendo hoje, um deles, o trabalho análogo ao de escravo”.

O ex-procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT) Luís Antônio Camargo de Melo, que é o representante institucional titular do IAB no Distrito Federal, também falou sobre o que representa a data: “Em pleno Século XXI, o IAB registra, com tristeza e indignação, a vergonhosa existência do trabalho escravo contemporâneo em nosso País”. De acordo como ex-procurador-geral do MPT, o trabalho escravo “é uma chaga a ser erradicada de forma urgente e definitiva, no campo e na cidade, com a união de todas as forças que defendem o direito social, assim como uma sociedade livre, justa e solidária”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173