Primeiro a ler o compromisso de posse, Arthur Bezerra Junior foi indicado pelo consócio Ronaldo Fontes Linhares e fará parte da Comissão de Direito Constitucional. Ao saudar o empossado, a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (ESIAB), Leila Pose Sanches, destacou o vasto conhecimento técnico de Arthur, que, dentre outros títulos, é pós-doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade Santa Úrsula (USU). “O Instituto fica mais rico e mais feliz com a chegada de um profissional com um currículo e uma vida acadêmica tão impressionantes”, afirmou a advogada.
Arthur Bezerra de Souza Junior
Em seu discurso, Arthur enfatizou sua grande admiração pelo IAB. Ele ressaltou que a entidade é um pilar ético e um farol no aprimoramento jurídico. “É com profundo senso de responsabilidade que assumo o honroso cargo de membro efetivo do Instituto. Essa conquista não é apenas um sonho pessoal, mas também um compromisso de defender os valores do Estado Democratico de Direito”, completou.
Da esq. para a dir., Raldênio Bonifácio Costa, José Pires da Cunha, Edmée da Conceição Cardoso, Carlos Eduardo Machado e Sérgio Tostes
O orador oficial do IAB, Sérgio Tostes, e o consócio Raldênio Bonifácio Costa foram os responsáveis pela indicação de José Pires da Cunha. O currículo do advogado foi lido por Raldênio, que elogiou o jurista pela trajetória profissional ampla e dedicada ao serviço público. José foi vereador da Câmara Municipal de Indaiatuba (SP) e juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, além de professor de Direito e advogado.
Tostes afirmou que o empossado cumpriu sua missão com o Estado, o País e as gerações futuras: “Trata-se de um homem que esteve em várias áreas de atuação e desempenhou com desenvoltura todas as suas atribuições”. Agradecendo a oportunidade de ingressar no IAB, José destacou que ser um associado é uma honra. “Isso transcende o valor simbólico porque carrega a responsabilidade de continuar a busca por um mundo mais justo e igualitário, conforme orienta a nossa profissão”, disse ele.
Da esq. para a dir., Vitor Sardas, Marcus Paulus Rosa, Edmée da Conceição Cardoso, Carlos Eduardo Machado e Sérgio Tostes
Marcus Paulus Rosa, que é procurador do Banco Central, foi indicado pelo diretor acadêmico da ESIAB, Vitor Sardas. Ele irá compor as Comissões de Direito Empresarial e de Assuntos Regulatórios. Em sua fala, o indicante ressaltou a admiração por Marcus Paulus, construída desde o doutorado que fizeram juntos na Uerj. “Ganha o Instituto com essa posse e ganha o novo membro que estará aqui. Bem-vindo, amigo, é um prazer tê-lo conosco”, afirmou Sardas.
O engajamento com os trabalhos acadêmicos desenvolvidos no IAB foi destaque no discurso de Marcus Paulus. Ele afirmou que pretende ser um instrumento nas atividades promovidas pela entidade. “Ingressar no Instituto é assumir também um compromisso com a história, a ética e a construção de uma sociedade igualitária”, sublinhou o advogado.
Da esq. para a dir., Leila Pose Sanches, Waldemar Antonio Bezerra, Edmée da Conceição Cardoso, Carlos Eduardo Machado e Sérgio Tostes
Novo integrante das Comissões de Direito Digital e de Criminologia, Waldemar Antonio Bezerra foi indicado pelo presidente do IAB, Sydney Limeira Sanches, e por Leila Pose Sanches. A advogada fez a saudação ao novo consócio, que preside a 32ª Subseção da OAB/RJ (Madureira/Jacarepaguá). “Ele é uma liderança da advocacia, além de um homem da militância com um vasto conhecimento do Direito e uma preocupação muito forte com o seu aperfeiçoamento acadêmico”, elogiou.
Ao descrever a honra em se associar à Casa de Montezuma, Waldemar contou que em suas aulas passa para os alunos de Direito a consciência sobre o que é o IAB e o que ele representa para o mundo jurídico. “Me sinto honrado por fazer parte de uma casa com tanto conhecimento, porque acabamos nos aprimorando só por estar aqui”, afirmou ele.