NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 31 Agosto 2023 02:38

Projeto que institui intimações eletrônicas trará insegurança jurídica, afirma IAB

Érica Guerra Érica Guerra

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, nesta quarta-feira (30/8), parecer que rejeita a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas e chamadas de voz como instrumentos de intimação aos devedores. Segundo o texto da Comissão de Direito Empresarial, a proposta, presente no projeto de lei 4.188/2021, que cria o Marco Legal das Garantias, “trará insegurança jurídica e aumentará as demandas visando a discutir a validade da intimação eletrônica que se der por meio de confirmação de recebimento da plataforma eletrônica”.

A determinação foi inserida no PL por emenda do Senado e, além de propor a utilização de meios eletrônicos pelo tabelião de protesto no ato de intimação, pretende considerar a ação de intimação cumprida quando comprovado o seu recebimento por meio de confirmação da plataforma digital. De acordo com a presidente da comissão responsável pela análise, Érica Guerra, a certeza do recebimento virtual não assegura a ciência do devedor. “A confirmação do recebimento da intimação poderá se dar, por exemplo, por um incapaz que esteja acessando o aparelho celular do devedor”, exemplificou o parecer, que teve relatoria também dos consócios Antônio Carlos Esteves, Gustavo Fuscaldo Couri e Luiz César Martins Loques. 

A presidente da comissão explicou que o prosseguimento do processo de protesto pelo devedor pode ser comprometido. “A comissão entendeu que a finalidade precípua do protesto não é prejudicar o devedor, mas sim fazer com que o título seja pago”, disse a advogada. Outra proposta do projeto considerada problemática pelos relatores é a ampliação de atribuições aos órgãos de trânsito dos estados. Guerra esclareceu que a medida tem por objetivo inserir no Decreto-Lei 911/1969 um dispositivo que autoriza as instituições a guiarem o procedimento de execução extrajudicial em relação aos veículos submetidos a alienação fiduciária em garantia.  

“Não parece adequado que se subordine o procedimento de ‘execução extrajudicial’ aos órgãos de trânsito dos estados, principalmente porque eles possuem funções tipicamente públicas e, residualmente, nos termos do art.1.361, §1º do CC/02, apenas registram os contratos que consolidam a propriedade fiduciária sobre os veículos, fazendo a respectiva anotação no certificado de registro”, esclarece o parecer. O texto da Comissão de Direito Empresarial também argumenta que “a cumulação dessas atividades deveria restringir-se aos respectivos ofícios de títulos e documentos”. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173