OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Sábado, 26 Agosto 2017 23:15
Professor José Carlos Barbosa Moreira morre no Rio, aos 85 anos
Morreu neste sábado (26/8), no Rio de Janeiro, aos anos 85 anos, o processualista José Carlos Barbosa Moreira, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1963. Ele foi professor titular de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), procurador do Estado e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O velório será neste domingo (27/8), a partir das 9h, na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, e o sepultamento está marcado para as 13h30.
“Recebi com muito pesar a notícia da morte de José Carlos Barbosa Moreira. Personalidade fascinante, ele foi um professor inigualável, de inteligência ferina e humor afiado”, definiu o presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, lembrando que os dois foram companheiros em três bancas examinadoras para o ingresso na magistratura. “Aprendi muito com ele. Não foi direito nem processo, mas a observação da alma humana. Uma convivência riquíssima cuja experiência levarei comigo”, acrescentou Técio.
José Carlos Barbosa Moreira era carioca e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (antiga Universidade do Brasil). Foi procurador do Estado do Rio até 1978, quando se tornou desembargador do TJRJ pelo quinto constitucional, aposentando-se desse cargo em 1992. Como professor, aposentou-se da Uerj em 1996.
Escreveu inúmeras obras e sempre foi lembrado por sua expressiva contribuição ao Processo Civil. Dentre os seus trabalhos publicados estão: O novo Processo Civil brasileiro, Comentários ao Código de Processo Civil e Temas de Direito Processual Civil.
Em depoimento ao projeto ‘Setenta anos de história e memória’, da Uerj, em 2005, Barbosa Moreira afirmou: “A Faculdade de Direito da Uerj, para mim, significa o lugar onde passei muitos anos agradáveis, exercendo a atividade que mais satisfação me deu na vida: o magistério. O conselho básico que eu daria a um professor é o de que ele faça aquilo que lhe dá prazer. Se ele se propõe a dar aula, só deve realizar esse projeto se lhe dá prazer. Procure desempenhar a função de professor com a maior seriedade possível, mas nunca confunda seriedade com carranca”.