Indicado ao IAB pela diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis, Gabriel Ignacio Anitua foi saudado pelo também professor José Geraldo de Sousa Junior, que ressaltou “o movimento de internacionalização que o IAB vem desenvolvendo, de maneira muito engajada e a partir de nossas raízes latino-americanas”. Sobre o novo membro, ele disse: “Gabriel Ignacio Anitua é doutor em Direito pela Universidade de Barcelona – talvez o principal centro de formação criminológica contemporânea – e professor de Criminologia e Direito Penal da Universidade de Buenos Aires, o que vem fortalecer a atividade da Comissão de Criminologia, sobretudo ele sendo portador de uma biografia muito rica”.
Gabriel Ignacio Anitua
Gabriel Ignacio Anitua, que tomou posse virtualmente, iniciou seu agradecimento dizendo que “a posse no IAB é um ato de reconhecimento, mas também um ato que impõe alguns compromissos, como a missão de aproximar a advocacia brasileira e a argentina”. Sobre a sua área de atuação, ele afirmou: “A Criminologia hoje deve ser um instrumento de civilização, de pacificação, de não violência. O compromisso com a democracia e a justiça, entendidas como opostos a toda forma de arbitrariedades, está relacionado a esse compromisso de verdadeira pacificação”.
Presente no plenário histórico, Anderson Freitas da Fonseca, que foi indicado pelo diretor Financeiro, Arnon Velmovitisky, e pelo diretor Financeiro adjunto, Luiz Felipe Conde, foi saudado por este último. Conde lembrou que o novo consócio, nascido em Manaus (AM), viveu no Rio de Janeiro, onde começou a faculdade de Direito, mas se formou em sua terra natal. “Ele tem vasto conhecimento na área Constitucional e fez mestrado na Cambridge University”, disse Conde.
Em seu primeiro pronunciamento da tribuna, Anderson Freitas da Fonseca, que irá compor a Comissão de Direito Imobiliário, citou a célebre frase de Sobral Pinto, segundo o qual, “a advocacia não é profissão para covardes”, e acrescentou: “Nem sempre o advogado defende questões com as quais concorda ideologicamente, para nem por isso deixa de fazer uma defesa profissional e técnica”. Em seguida, indagou: “Quem sabe, nessa quadra histórica que estamos vivendo, não precisamos ressuscitar essas lições de Sobral Pinto?”. O novo consócio reafirmou seu compromisso de “contribuir para construir um IAB mais forte e – por que não dizer? – construir novamente um país mais forte”.