Dentre as autoridades que participaram da solenidade, presencialmente ou por meio de videoconferência, estava o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que representou a presidente da corte, ministra Maria Cristina Peduzzi. A posse contou com as presenças do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, além de representantes de entidades de classe da magistratura.
A desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho é a quinta mulher a assumir a presidência do tribunal. Ela ingressou no TRT/RJ, em 1977, como servidora. Dez anos depois, tomou posse como juíza do trabalho. No ano de 2002, foi promovida por antiguidade ao cargo de desembargadora. Atuou em cargos eletivos da administração do TRT/RJ: foi ouvidora, no biênio 2013/2015, e corregedora regional, de 2015 a 2017.
A respeito da nova administração do TRT/RJ, Rita Cortez disse ainda: “Os desembargadores Jorge Fernando Gonçalves da Fonte e Theocrito Borges dos Santos Filho completam o time de novos gestores, que têm como desafio decidir sobre questões trabalhistas cruciais decorrentes de enormes retrocessos na legislação trabalhista, que foram agravados pela pandemia”.
Jorge Fernando Gonçalves da Fonte e Theocrito Borges dos Santos Filho foram eleitos, respectivamente, para os cargos de corregedor regional e vice-corregedor.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!