NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 27 Agosto 2021 01:26

Presidente do IAB critica MP que renova o programa de redução de salários  

No encerramento do Circuito de palestras do mês da advocacia, promovido pela Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) no seu canal no YouTube, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, criticou nesta quinta-feira (26/8) a Medida Provisória 1.045/21, que renova o programa de redução de salários e jornada de trabalho, por meio de acordos individuais, adotado no início da pandemia. “Sob o pretexto de que a pandemia justifica a tomada de determinados atos, são adotadas medidas, como as contidas nessa MP, que atingem direitos fundamentais dos trabalhadores, e contra as quais as entidades representativas da advocacia trabalhista precisam resistir, porque se trata de um processo de desconstrução da Justiça do Trabalho”, afirmou a advogada trabalhista. 
O encerramento foi conduzido pela vice-presidente da Acat, Monica Alexandre Santos. Participaram do evento os presidentes da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Otávio Pinto e Silva; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB (OAB), Antônio Fabrício de Mattos Lemos; e o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro. 

 

Na sua crítica à MP 1.045/21, Rita Cortez disse também que a estratégia para aprová-la é a mesma aplicada na reforma trabalhista. “Esta nova modificação na legislação do trabalho, por meio de uma medida provisória e sem nenhuma discussão com a sociedade, se dá exatamente como ocorreu na reforma trabalhista, que introduziu sem debates regras que impuseram retrocessos, como o desrespeito à importância das negociações coletivas”, criticou. 

Ao tratar do tema Desafios da advocacia no momento atual, Rita Cortez reconheceu os ganhos proporcionados pelas novas tecnologias, mas advertiu que é preciso impedir que eles tomem o lugar dos profissionais do Direito: “A tecnologia tem que ser amiga da advocacia, mas não pode substituir homens e mulheres, por meio da utilização de robôs, como já temos visto”. A presidente também comentou que grande parte da categoria não tem condições financeiras para investir em tecnologia e manter virtualmente o exercício profissional: “Temos colegas que foram alijados da profissão na pandemia e estão passando fome”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173