O secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena, destacou a importância da representação regional da instituição e agradeceu à OAB/RO por acolher em seu prédio a subsede da Casa de Montezuma. Ele explicou aos novos consócios o funcionamento do IAB, que se divide em comissões temáticas dedicadas ao estudo do Direito e ao aprimoramento do ordenamento jurídico. Atuando como órgão de auxílio, o Instituto encaminha pareceres para o Congresso Nacional, para a Presidência da República e para o Conselho Federal da OAB.
“Dado nosso trabalho de caráter nacional, passamos a intensificar nossa atuação pelo País e hoje temos representantes em praticamente todos os estados brasileiros. Eles mantêm contato com nossos associados nas regiões e com as diversas autoridades nos estados. E continuamos recebendo novos consócios porque são eles que vão levar adiante o projeto do Instituto, que já tem 181 anos”, disse Folena.
Da esq. para dir., Diego de Paiva Vasconcelos, Breno Dias de Paula, Jorge Folena e Francisco Aquilau de Paula
Os empossados foram saudados pelo representante institucional do IAB em Rondônia, Breno Dias de Paula, que, junto a Folena, os indicou aos quadros da entidade. Em seu discurso, ele sublinhou que os advogados que entram no IAB são sempre militantes com desempenho acima da média. Diego Vasconcelos, afirmou o indicante, “é talvez um dos maiores pesquisadores e conhecedores da Constituição brasileira”. Ao falar de Elton Assis, ele enfatizou a destacada trajetória do advogado no Direito Sindical e na defesa de minorias.
Da esq. para dir., Jorge Folena, Felipe Roberto Pestana e Breno Dias de Paula
O representante do Instituto ainda definiu Felipe Pestana como um orgulho para Rondônia: “Ele atuou por 15 anos como gestor de tecnologia do estado e implantou processos judiciais eletrônicos para os advogados”. Já ao falar sobre o presidente da OAB/RO, Breno de Paula ressaltou a dedicação ao estudo do Direito como característica marcante do jurista. “Na primeira vez que conversei com o Marcio, fiquei impressionado com sua inteligência. Hoje, vemos o sucesso dele graças à sua dedicação e capacidade”, afirmou.
Da esq. para dir., Jorge Folena, Vinicius de Assis e Breno Dias de Paula
Vinicius de Assis foi elogiado pela vasta atuação profissional como professor, acadêmico e advogado militante: “Além de consagrado gestor de um grande escritório, ele detém notória habilidade no contencioso”. Essas características também foram atribuídas a Márcio Pereira, que atua no Direito Empresarial. “Ele desenvolve com louvor e grande capacidade técnica todas as suas atividades, entregando à Seccional uma experiência jurídica notável”, completou Breno de Paula.
Da esq. para dir., Jorge Folena, Marcio Antonio Pereira e Breno Dias de Paula
Os agradecimentos do grupo de empossados foram feitos por Elton Assis, que deu destaque à honra em ingressar em uma instituição quase bicentenária cuja atuação deu origem à OAB. “Ao longo da sua história, o IAB levantou bandeiras sociais em tempos importantíssimos no Brasil, como a abolição da escravatura, por exemplo. O Instituto sempre discutiu temas relevantes e teve um papel fundamental na defesa da democracia e na redemocratização deste País”, afirmou o advogado.
Da esq. para dir., Jorge Folena, Elton José de Assis e Breno Dias de Paula
A participação dos novos associados no Instituto se dará também através dos grupos de trabalho da entidade. Felipe Pestana entrará na Comissão Especial de Inteligência Artificial e Inovação; Márcio Pereira irá reforçar o trabalho da Comissão de Direito Empresarial; Elton Assis fará parte da Comissão de Direito do Trabalho; e Vinícius de Assis passará a integrar as Comissões de Direito do Trabalho e de Direito Sindical.