A cerimônia, conduzida por Caiado, teve participação do ex-senador constituinte Bernardo Cabral, do presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Miro Teixeira, da presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Monica Alexandre, do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB, Marcos Luiz Oliveira de Souza e do corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), Marcelo Augusto, e contou com a presença de autoridades e consócios do Instituto.
Ao oferecer a medalha Pedro Ernesto para Rita Cortez, Caiado destacou que a advogada trabalhista tem grande importância no cenário jurídico do município, além de ser uma das fundadoras e presidente da Academia Carioca de Direito (ACD). “Agradeço muito à doutora Rita por toda a sua dedicação e por tratar com muito amor e eficiência as necessidades das instituições e dos moradores da cidade do Rio de Janeiro”, disse o vereador, sublinhando que a homenageada é um exemplo de motivação para a categoria.
Rita Cortez em seu discurso de agradecimento
O presidente da Câmara convidou a desembargadora Kátia Junqueira, que estava na plateia, para entregar a medalha a Rita Cortez. Em seu discurso de agradecimento, a homenageada disse estar muito honrada pelo recebimento da comenda e reafirmou seu compromisso com a luta em defesa da advocacia trabalhista. “Vou continuar sempre perseguindo a democracia e as liberdades. Minha vida toda foi marcada por estar sempre empunhando as bandeiras da justiça e igualdade social”, completou a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do IAB.
Em mensagens enviadas por vídeo e exibidas durante a solenidade, os presidentes nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, e da OAB/RJ, Luciano Bandeira, saudaram a advogada. “A trajetória da doutora Rita é conhecida e todos sabemos de sua luta pioneira na advocacia, especialmente na trabalhista, sempre na defesa dos trabalhadores, e onde desbravou todas as resistências misóginas para assegurar a voz e a liderança feminina junto à advocacia e à sociedade brasileira”, disse Sanches. Bandeira endossou o mérito da homenageada no exercício da profissão: “É muito importante esse reconhecimento pela história da Rita como presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e como advogada militante da área sindical, onde exerceu durante muito tempo sua atividade profissional e é admirada por todos”.