O Decreto 48.538/2021, estabelecendo a mudança do nome do logradouro, que se chamava Rua Nove, foi publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (25/2). Ainda a respeito do modo de atuação do advogado, que integrava a Comissão de Igualdade Racial, da qual também faz parte, o magistrado disse: “Foi um dos homens mais educados que conheci, pois respeitava o diálogo e contra-argumentava com inteligência e elegância, razão pela qual recebeu essa merecida homenagem póstuma”.
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o advogado foi agraciado pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae), em 2008, com o Prêmio Destaque em Direito Educacional, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação no Brasil. Nelson Joaquim tinha pós-graduação com especialização em Direito Civil, Romano e Comparado pela UFRJ e em Educação a Distância pelo Senac-Rio, além de mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF).
Foi professor de Metodologia da Pesquisa do Projeto de Educação a Distância, na Associação Educacional São Paulo Apóstolo, e de Introdução ao Direito Educacional, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atuou como professor convidado do Instituto Justiça Negra – Luiz Gama, com sede no Rio de Janeiro.
Nelson Joaquim é autor do livro Direito educacional brasileiro – história, teoria e prática e dezenas de artigos, entre os quais A educação e o meio ambiente à luz dos direitos da personalidade, Igualdade e discriminação e O ensino e os desafios do Direito Educacional brasileiro.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!