OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Sábado, 26 Agosto 2017 05:39
Morre Ivan Paixão França, membro do Conselho Superior do IAB
O advogado Ivan Paixão França, um dos mais antigos membros do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), morreu de infarto na noite desta sexta-feira (25/8), no Rio de Janeiro, aos 92 anos. Membro do Instituto desde 1960, Ivan Paixão França recebeu a medalha Levi Carneiro, em 2015, “por sua destacada e assídua participação na vida associativa ao longo de mais de 55 anos de filiação à Casa de Montezuma”.
O presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, lamentou a morte do amigo e ressaltou suas qualidades: “Era uma figura muito popular, muito querida, uma unanimidade na advocacia. Ele foi um dos responsáveis pelo meu ingresso no IAB e pelo lançamento do meu nome para a presidência da entidade”. O velório será realizado no domingo (27/8), a partir das 8h, na capela 6 do Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. O corpo será cremado às 11h.
Ivan Paixão França recebeu a medalha Levi Carneiro na sessão solene em comemoração aos 172 anos do IAB, no dia 16 de setembro de 2015. Na ocasião, Técio referiu-se a ele como “queridíssimo consócio, amigo de toda vida e, sobretudo, amigo da Casa de Montezuma” e acrescentou: “Além de ter qualidades muito próprias, de fidalguia, de competência, de amizade, de lealdade aos amigos, Ivan tem a sua esposa Laila, que compartilha esse mesmo sentimento e essa mesma presença ao longo de sua vida profissional”.
O homenageado foi saudado pelo 3º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, que expressou seu carinho “à elegante figura de Ivan Paixão França” e destacou: “Ele representa tudo aquilo de que nós temos orgulho de indicar como sendo Advogado. É um grande agregador e representante máximo da harmonia que existe no IAB”. Tostes lembrou que ele foi também membro do Conselho Federal da OAB, do Conselho da OAB-RJ, do Tribunal de Ética e Disciplina e “um dos mais assíduos participantes e mais profícuos e operosos batalhadores da Casa de Montezuma”.
Em sua manifestação, Ivan Paixão França falou de sua "gratidão pela honraria inesperada" e afirmou: "Tudo que fiz pelo IAB foi com a paixão que carrego no nome. Eu tenho ‘paixão’ no nome, mas eu levei essa paixão a sério”.