OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Segunda, 23 Janeiro 2017 04:20
Missa pelos 90 anos de Modesto da Silveira
Será realizada nesta segunda-feira (23/1), às 12h, na Igreja de Santa Luzia, no Centro do Rio de Janeiro, missa em memória pelos 90 anos do advogado Antonio Modesto da Silveira, que morreu no dia 22 de novembro de 2016.
Consócio do IAB desde 1993, Modesto da Silveira morreu no Rio, aos 89 anos. O presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, esteve no velório, na sede da OAB/RJ, onde afirmou: “Foi meu companheiro na advocacia em defesa dos presos políticos por mais de 20 anos”. Segundo o presidente do IAB, “Modesto da Silveira era um homem corajoso e generoso, que, por ter atuado como advogado na crise, durante a ditadura militar, fará falta neste momento de ditadura branca hoje existente no país”.
Nascido em Uberaba (MG), em 23 de janeiro de 1927, Modesto da Silveira se formou em Direito, em 1962, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e se notabilizou pela defesa de presos políticos durante a ditadura militar. Em 1978, tornou-se o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi um dos encaminhadores da votação da Lei de Anistia, no Congresso Nacional, a pedido do então presidente da Câmara, Ulisses Guimarães.
Participou de diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs) em defesa dos direitos humanos, foi um dos fundadores do Conselho Brasileiro de Defesa da Paz (Condepaz) e membro do Conselho Mundial de Paz (CMP), órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU).