Autor da indicação que trouxe os novos membros ao Instituto, Sanches afirmou que os empossados são admirados companheiros de profissão. Saudando Karina Callai, ele contou que ambos se conheceram na faculdade e criaram uma fraterna amizade que se estendeu para a vida: “Ela tem uma excepcional e brilhante atuação nos tribunais superiores em Brasília e eu fico muito feliz que a Casa de Montezuma possa receber uma profissional com tanto conhecimento sobre o que é, efetivamente, o Direito”.
Sydney Limeira Sanches
Os elogios sobre a competência também foram destaque na saudação feita por Sanches a Marcelo de Moura. “Ele é um advogado com uma formação impecável, no Brasil e no exterior. Traz para nós experiências internacionais sobre as melhores práticas de governança no âmbito do Direito Empresarial e isso é fundamental para aprimorar nossa prática jurídica”, enfatizou o presidente do IAB.
Ao saudar João Otávio de Noronha, Sanches lembrou que a Casa de Montezuma não é apenas uma entidade de advogados, mas tem em seus quadros juristas de diversos campos. “É muito importante termos uma pluralidade de pensamentos para conferir ao Instituto a independência que ele precisa para garantir um ordenamento jurídico que esteja coadunado com os princípios constitucionais, especialmente no que diz respeito à democracia social”, completou.
Karina Helena Callai
Karina Callai foi a primeira dos empossados a discursar e destacou a enorme satisfação em integrar o IAB e contribuir para a defesa do Estado Democrático de Direito. Ela irá compor as Comissões de Direito Processual Civil e de Direito Digital. “Este é um momento de grande significado para a minha trajetória. Será um prazer participar de uma Casa de juristas tão respeitada, que é um sonho para os advogados”, afirmou.
Marcelo de Moura
Novo integrante das Comissões de Direito Empresarial e de Energia e Transição Energética, Marcelo de Moura sublinhou a felicidade em integrar uma instituição que vê o Direito como um instrumento de mudança social. “Mais do que tudo, o IAB é um grande bastião da ética na nossa profissão. Ser indicado como membro é uma honraria que me enche de orgulho e reforça meu compromisso com a advocacia e com os seus valores”, declarou o consócio, indicado também pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (ESIAB), Leila Pose.
João Otávio de Noronha
O discurso de João Otávio de Noronha foi marcado pela lembrança de sua trajetória profissional na advocacia e na magistratura. Ele, que fará parte das Comissões de Direito Civil, de Direito Empresarial e de Direito Processual Civil, ressaltou a felicidade em integrar o IAB justamente no ano em que completa cinco décadas de carreira. “Aqui continuarei a trabalhar em prol daquilo que defendi em toda a minha trajetória: os direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, a igualdade e a Justiça”, disse o ministro.
Os empossados também foram saudados pelo orador oficial do IAB, Sérgio Tostes. O advogado afirmou que Karina tem todos os predicados de uma grande profissional, contou que Marcelo foi um grande colega com quem dividiu espaço no mesmo escritório, e definiu João Otávio como um advogado no exercício da magistratura. “Esta Casa continuará honrando a sua tradição e atraindo os grandes talentos jurídicos do Brasil”, concluiu.
O presidente da Comissão de Direito Processual Civil, Ivan Luis Nunes Ferreira, também parabenizou os novos membros pela posse.