Técio foi o primeiro a saudar o novo presidente do TRF2, lembrando o papel desempenhado por ele à frente da Comissão de Filosofia do Direito: “André Fontes é um pensador das ciências jurídicas, um professor apaixonado pelo magistério e um estudioso profundamente entusiasmado pela análise da sociedade. Tenho certeza de que ele contribuirá muito para o aperfeiçoamento das atividades da Corte, com a sua indiscutível capacidade de dialogar. Não esperem de André uma administração burocrática”, afirmou.
André Fontes, que advogou de 1982 a 1988, tornou-se procurador da República em 1989. Foi nomeado desembargador do TRF da 2ª Região em 2001, na vaga destinada ao quinto constitucional do Ministério Público Federal.Com pós-Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o magistrado é doutor em Direito Civil pela Uerj; em Filosofia pela UFRJ; em Ciências, em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ; em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do RJ, e mestre em Direito Civil pela Uerj e em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
André Fontes cumprimenta Técio Lins e Silva após a saudação feita pelo presidente do IAB
Dentre os livros publicados por André Fontes estão A pretensão como situação jurídica subjetiva e as obras em coautoria Direito Imobiliário Público, Atualização da Enciclopédia do Advogado, O poder normativo das agências reguladoras e Direito Público do Trabalho – Estudos em homenagem a Ivan D. Rodrigues Alves .
Thompson Flores Lenz
Também membro honorário do IAB, o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz foi eleito, no mesmo dia, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS/ SC/PR) para o biênio 2017/2019. Integrante da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Thompson Flores foi empossado por Técio Lins e Silva na sessão ordinária de 19 de novembro de 2014. Na ocasião, da tribuna do plenário, o novo consócio afirmou: “É com muito honra que ingresso nesta Casa cuja tradição, conforme disse o presidente Técio Lins e Silva em seu discurso de posse, precisa ser resgatada, e está sendo, sobretudo em relação à sua participação nos grandes processos legislativos do País”.
Atual vice-presidente do TRF 4, Thompson Flores é natural de Porto Alegre (RS), tem 53 anos e graduou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1985. Quatro anos depois, tomou posse como procurador da República. Em 1996, foi promovido a procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região. Tornou-se desembargador federal em 2001, assumindo vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público. Sua posse na presidência do TRF4 deverá ocorrer em junho.
O desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!