O novo presidente será empossado em fevereiro, junto com os demais desembargadores eleitos para a nova administração: Bernardo Moreira Garcez Neto (Corregedor-Geral), Reinaldo Pinto Alberto Filho (1º vice-presidente), Paulo de Tarso Neves (2º vice-presidente) e Elisabete Filizzola (3º vice-presidente). Membro do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura, Claudio de Mello Tavares é o atual corregedor-geral da Justiça. Ele ingressou no IAB em 1994 e tomou posse como desembargador em março de 1998.
Em seu pronunciamento após a divulgação do resultado da eleição, o próximo presidente do TJRJ afirmou: “O poder só tem sentido se, através dele, nós podemos ajudar o nosso semelhante. Quero fazer uma administração para que nosso Poder Judiciário continue sendo respeitado, seja o paradigma como sempre foi para o Brasil. Vou continuar trabalhando diuturnamente com toda a minha força e com a minha fé que me move".
Formado em Direito pela Universidade Candido Mendes (Ucam), Claudio de Mello Tavares, no início da carreira, foi jurado no I Tribunal do Júri (1983); delegado na Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ (1987/1989); representante da OAB/RJ na 5ª e na 9ª varas federais do Estado do Rio de Janeiro (1988); assistente da presidência do TRT da 1ª Região (1988); instrutor da Comissão de Seleção e Instrução da OAB/RJ (1989/91) e juiz da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Alçada Cível (1996/98).
Em 1998, foi promovido, por merecimento, a desembargador. Em 2005, assumiu a presidência da 11ª Câmara Cível do TJRJ. Em 2010/2011 integrou o Conselho de Magistratura e foi membro da Comissão de Vitaliciamento. Desde 2013, é membro do Órgão Especial do TJRJ, já tendo presidido a Comissão de Regimento Interno. Tomou posse como corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 6 de fevereiro de 2017.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRJ)