O Cesa representa 1.200 escritórios de advocacia em todo o País e, pela primeira vez na sua história, não será presidido por um advogado estabelecido em São Paulo. Gustavo Brigagão tem escritório no Rio de Janeiro e sucede Carlos José Santos da Silva, o Cajé, também membro efetivo do IAB. Cajé deixa a presidência nacional do Cesa após seis anos e passa a presidir o Conselho Diretor da entidade.
Na sua primeira manifestação como presidente, Gustavo Brigagão afirmou: “Todos nós, membros da Diretoria, temos que ter a exata noção do quanto pesa nos nossos ombros estar à frente de uma instituição como o Cesa, que atua não somente no mundo jurídico, mas participa dos debates mais relevantes do País”.
Rita Cortez falou da “alegria” de ter dois membros do IAB como antecessor e atual presidente do Cesa e mencionou a parceria firmada entre as duas entidades: “Com base no Termo de Cooperação Técnica assinado, e que já rendeu eventos memoráveis e manifestações públicas e conjuntas sobre questões de interesse nacional, continuaremos atuando em prol da advocacia e da democracia”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso também participou da cerimônia e saudou Rita Cortez como sua “colega de turma da Uerj e de movimento estudantil”. O ministro comentou a importância da advocacia para o estado democrático de direito: “Tem sido relevante e histórica a atuação dos advogados na defesa da democracia brasileira, que precisa sempre ser protegida”.
Também participaram da cerimônia virtual o ex-presidente da República Michel Temer, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Mário Velloso; o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Luiz Viana Queiroz; e as presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, e do Sindicato das Sociedades de Advogados de SP e RJ (Sinsa), Gisela da Silva Freire, entre outros.
A nova diretoria conta também com a vice-presidente nacional, Cristiane Romano; o diretor Financeiro-Administrativo, José Setti Diaz; o diretor de Relações Institucionais, Marcio Vieira Souto Costa Ferreira, e a diretora de Relações Internacionais, Moira V. Huggard-Caine.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!