Marcus Vinícius Cordeiro disse que vê como bom sinal uma nova gestão “que dá continuidade ao que já foi feito, pode avaliar o que deixou de ser feito, sempre contando com a participação da advocacia, como acentuou o novo presidente”. Também estavam presentes à posse o 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado; a 2ª vice-presidente, Adriana Guimarães; o diretor de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel; a ex-presidente do IAB e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, e o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami.
Da esq. para a dir., a desembargadora federal Letícia de Santis Mendes de Faria Mello e os desembargadores federais Guilherme Calmon Nogueira da Gama e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes
Guilherme Calmon discorreu sobre a atuação do TRF2, destacando as mudanças e transformações ocorridas desde sua instalação, em 1989, tais como o processo de interiorização das varas federais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a especialização de competências das varas federais, a criação dos juizados especiais federais e suas turmas recursais, a ampliação do próprio tribunal com posterior especialização de Turmas e Seções, e o início das atividades e desenvolvimento de solução consensual dos conflitos envolvendo a Fazenda Nacional, INSS, a União, Caixa Econômica Federal, entre outros entes integrantes da Administração Pública Federal.
O magistrado reforçou seu compromisso de sempre atuar proativamente para o aperfeiçoamento da Justiça Federal na 2ª Região, buscando seguir os exemplos exitosos das administrações que o antecederam. “Por mais que deseje, nunca encontrarei palavras apropriadas para demonstrar minha enorme honra e absoluto compromisso em assumir o cargo de presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região”, destacou.
O ato solene foi realizado na histórica Sala de Sessões do antigo STF, localizada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com a presença de várias autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, João Otávio de Noronha, Sebastião Reis Júnior, Assusete Magalhães e Joel Ilan Paciornik; os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RJ (OAB/RJ), Luciano Bandeira, entre outros.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)