NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 03 Fevereiro 2020 23:01

Kátia Tavares diz que criminalização da violação das prerrogativas ‘é uma conquista de luta institucional’

Kátia Tavares diz que criminalização da violação das prerrogativas ‘é uma conquista de luta institucional’ Fotos: Eugenio Novaes
Diretora adjunta do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a criminalista Kátia Tavares, membro da Comissão de Direito Penal, participou nesta segunda-feira (3/2), na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em Brasília, do I Encontro Nacional sobre Crimes de Violação das Prerrogativas. “A nova Lei de Abuso de Autoridade trouxe relevantes modificações, como, por exemplo, ao definir como crime, com pena de três meses a um ano de prisão, o ato de violar as prerrogativas da advocacia”, afirmou ela no painel sobre Busca e apreensão, prisão de advogados e abuso de autoridade. Segundo a advogada, “a criminalização da violação dos escritórios e do sigilo de comunicação é uma conquista de luta institucional”.
Na sua exposição, Kátia Tavares destacou que a Comissão de Direito Penal do IAB produziu parecer, aprovado pelo plenário, favorável a criminalizar as violações das prerrogativas da classe. A advogada comentou também sobre as mudanças promovidas pela Lei 13.869/2019, que entrou em vigor em janeiro deste ano, em relação às prisões temporárias. “Com a nova regra, exige-se que o mandado de prisão temporária contenha necessariamente o período de sua duração e, portanto, o dia em que o preso deverá ser libertado”, explicou.

De acordo com a criminalista, ao término do prazo da prisão, a autoridade responsável pela custódia deverá soltar imediatamente o preso, independentemente de nova ordem da autoridade judicial nesse sentido. “Antes, os prazos legais eram comumente desrespeitados, sendo, na maioria das vezes, necessária a provocação do juízo”, informou.
 

O secretário-geral do CFOAB, José Alberto Simonetti Cabral, fez o pronunciamento de abertura do evento em nome da diretoria. “Que a tônica em nosso País seja, cada dia mais, a eficácia desta importante lei que criminaliza todo e qualquer ato que atente contra as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

Também integraram a mesa de abertura o secretário-geral adjunto do CFOAB, Ary Raghiant Neto; o diretor tesoureiro, José Augusto Araújo de Noronha; a presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, Luciana Diniz Nepomuceno; o presidente da OAB Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho; e a conselheira federal por Alagoas e membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fernanda Marinela.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173