OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quinta, 26 Julho 2018 15:53
José Roberto de Castro Neves fala no IAB sobre a contribuição da advocacia para a humanidade
“Nós salvamos o mundo”, afirmou o advogado, consócio e escritor José Roberto de Castro Neves (foto), ao concluir a exposição oral sobre a sua obra intitulada Como os advogados salvaram o mundo – A história da advocacia e sua contribuição para a humanidade (Nova Fronteira), nesta quarta-feira (25/7), na sessão ordinária conduzida pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. “Os advogados tomaram a dianteira em todos os grandes movimentos históricos que buscaram garantir uma sociedade justa e solidária”, afirmou José Roberto de Castro Neves, destacando a Revolução Francesa e a Revolução Americana.
Dentre os advogados que se tornaram líderes revolucionários, o autor citou Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Fidel Castro. Segundo Castro Neves, “na História do Brasil, os advogados foram responsáveis pela luta por um país mais justo e pelo resgate da democracia”. Na opinião do autor, os profissionais de outras áreas, ao contrário do advogado, podem sobreviver num mundo arbitrário. “Para atuar na proteção do seu cliente, o advogado precisa do estado democrático de direito, sem o qual não há a segurança jurídica indispensável para o exercício da defesa e, consequentemente, da profissão”, afirmou.
Rita Cortez anunciou que pretende tornar frequente a abertura de espaço nas sessões ordinárias para que consócios falem sobre as suas obras.