Em sua mensagem, Rita Cortez, que se apresentou como “a segunda mulher advogada instada a exercer a presidência do Instituto nos seus 176 anos de existência”, ressaltou também que “o IAB é a instituição jurídica mais antiga das Américas”. Ela cumprimentou os integrantes da mesa de honra na pessoa do professor André Augusto Malcher Meira, neto do jurista e presidente do Instituto Silvio Meira, "que coordena e organiza, impecavelmente, este congresso, que irá proporcionar palestras de altíssimo nível, considerado o elenco de gabaritados expositores convidados”.
A presidente enfatizou, ainda, que “o Instituto foi criado em 1843, poucos anos após a Independência do Brasil, num momento em que o país precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade”. Conforme Rita Cortez, “o IAB passou a contribuir não só para a formação do pensamento jurídico no Brasil, mas também para a construção de um ordenamento jurídico próprio que viesse a substituir, gradativamente, a legislação portuguesa que ainda estava em vigor”. Ainda segundo ela, a produção intelectual do IAB, ao longo do tempo, nunca se dissociou dos reclamos e dos interesses da sociedade.
A abertura do evento foi marcada pela conferência feita pelo arcebispo italiano Dom Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia Pro Vita, e pela entrega do Prêmio Silvio Meira ao jurista Clóvis Cunha da Gama Malcher Filho, presidente do Instituto dos Advogados do Pará (IAP). “O II Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro de Direito presta justíssima homenagem ao professor, doutor e presidente do IAP, que é uma referência na literatura jurídica brasileira”, afirmou a presidente do IAB em sua mensagem.
Da esq. para a dir. Raimundo Chaves Neto, André Augusto Malcher Meira, Joana Cortez e Clóvis Cunha da Gama Malcher Filho
Entre os palestrantes do evento está o consócio Raimundo Chaves Neto, que vai falar sobre Imigração em Portugal: direito a reagrupamento familiar. Haverá palestras também sobre O Estado da Cidade do Vaticano e a diplomacia do papa Francisco, Danos extrapatrimoniais nas relações familiares, Aspectos contemporâneos da família, Direito previdenciário e seu reflexo na família, Doutrina social da igreja e direito: o contributo latino-americano na atuação do professor Otto de Brito Guerra, Famílias na Amazônia: populações tradicionais inspiram o futuro e A influência da família romana nos tempos modernos, entre outros temas.
Leia abaixo a íntegra da mensagem escrita da presidennte nacional do IAB:
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!