NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 25 Julho 2024 09:00

Instituto dos Advogados enaltece a resistência feminina no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

No Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado neste 25 de julho, o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, destacou a importância de enaltecer a resistência feminina negra na luta pelo reconhecimento das culturas afrodescendentes e latinas, que são usualmente silenciadas. “Neste Julho das Pretas, para além da importante pauta de igualdade de gênero, lembremos a urgência de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, com igualdade de oportunidades e direitos e livre da discriminação racial”, disse o advogado.

No Brasil, as mulheres negras continuam sendo a parte da população mais vulnerabilizada. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, publicada no ano passado, elas são 62% das chefes de famílias que cuidam de lares com filhos e sem cônjuges. Desse total, cerca de um quarto trabalha com serviços domésticos. Em períodos de crise, esse grupo também é o que mais sofre: na pandemia, por exemplo, as famílias chefiadas por mulheres negras foram as maiores vítimas da fome. Segundo relatório da Rede Penssan, elas têm o dobro de insegurança alimentar se comparadas a mulheres brancas.

Para trazer esse e outros cenários de desigualdade de gênero e raça ao debate, surgiu o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A data foi criada em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Negras, Latino-americanas e Caribenhas, promovido em Santo Domingo, na República Dominicana. Ela foi instituída como forma de lembrar e denunciar o racismo e o machismo que oprimem esse grupo, além de promover a união feminina. 

No Brasil, a comemoração também inspirou a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil, em homenagem à líder do Quilombo Quariterê (MT), que encabeçou a resistência contra a escravidão no século XVIII. A Lei 12.987/14, que instituiu a efeméride no País, tem o objetivo de visibilizar o papel da mulher negra na história nacional.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173