Na visão do Instituto, a ação se assemelha aos atentados ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e é resultado do inconformismo de parcelas extremistas da população que desejam romper com a democracia. “É premente a apuração das respectivas responsabilidades, a fim de que seja tolhido todo e qualquer espaço para a intolerância no seio da sociedade brasileira e assegurada a efetividade das atribuições constitucionais das instituições brasileiras”, ressalta a nota. O texto também manifesta irrestrito apoio ao STF.
Leia a nota na íntegra:
NOTA DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS EM REPÚDIO AO ATENTADO A BOMBA NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), sempre atento à defesa do Estado Democrático de Direito, repudia com veemência o atentado a bomba ocorrido nesta quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, o que representa mais uma lamentável ação terrorista contra os Poderes legitimamente constituídos.
Na semana em que celebramos a proclamação da República, as bombas perpetradas contra a estátua da deusa grega Thêmis, que celebra a Justiça, representam mais uma ação violenta contra as nossas instituições e não podem ser tratadas como um evento isolado, pois revelam o grave retrocesso de parcelas da sociedade e a existência de células extremistas individuais ou coletivas. O inconformismo com as instituições democráticas continua vivo e a intolerância grassa em nossa sociedade, onde grupos insistem em deslegitimar a nossa institucionalidade constitucional.
As ações violentas praticadas em espaço de acesso público poderiam ter ceifado a vida de pessoas inocentes e devem ser apuradas com todo rigor, pois representam um atentado à democracia e repetem as abjetas ações havidas em 8 de janeiro de 2023. Além disso, observar que foram feitas em frente ao Supremo Tribunal Federal remete-nos às tentativas de intimidar nossos magistrados, que nunca irão se curvar às ações de arbítrio ou à violência político-institucional, pois prestigiam a defesa do Estado de Direito.
O IAB, com arrimo na sua tradição de defender os princípios republicanos, manifesta seu irrestrito apoio ao STF e a todos os seus ministros e serventuários. É premente a apuração das respectivas responsabilidades, a fim de que seja tolhido todo e qualquer espaço para a intolerância no seio da sociedade brasileira e assegurada a efetividade das atribuições constitucionais das instituições brasileiras.
O IAB não irá admitir qualquer ameaça ou tentativa de intimidação ao Supremo Tribunal Federal ou a qualquer dos poderes da República. Precisamos seguir vigilantes na defesa do Estado Democrático de Direito e intransigíveis na defesa de nossa Constituição.
Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2024.
Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional