NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 02 Março 2023 02:34

IAB homenageia com a Medalha Levi Carneiro sete advogadas com mais de 30 anos de filiação

Flora Strozenberg Flora Strozenberg

Pela contribuição intelectual e participação ativa por mais de 30 anos nas atividades do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), as consócias Flora Strozenberg, Gloria Marcia Percinoto, Leila Maria Bittencourt da Silva, Maria Lucia Sales Gyrão, Rosangela Lunardelli Cavallazzi, Silvia Regina Dain Gandelman e Teresa Cristina Gonçalves Pantoja receberam a Medalha Levi Carneiro. A homenagem aconteceu na sessão plenária desta quarta-feira (1º/3), conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sydney Sanches. Ele afirmou que ao longo de 2023, ano em que a instituição comemora 180 anos de existência, o IAB irá celebrar e conceder medalhas aos membros com atuação destacada no Instituto.

Sydney Sanches e Teresa Pantoja 

“Levi foi um juiz do Tribunal de Haia, consultor jurídico da República no governo Vargas e responsável pela criação da Ordem no momento em que era presidente do IAB. Resgatar a sua história é resgatar não só a sua memória, mas também a importância da Medalha para o Instituto. É a Medalha mais representativa para o nosso convívio social, porque é a única que tem um requisito que nenhuma outra tem: a obrigatoriedade de vinculação ao IAB por um período superior a 30 anos”, disse o Sanches ao conceder a comenda para as homenageadas.

Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Rosangela Cavallazzi, Sergio Tostes e Leila Pose 

Responsável pelo discurso de abertura da solenidade, o orador oficial da entidade, Sergio Tostes, destacou que a Casa de Montezuma tem investido no reconhecimento das diversidades. “A atuação das advogadas tem sido marcante no Instituto e o IAB vem reconhecendo cada vez mais o papel importante que as advogadas representam para se fazer um País justo”, afirmou. A relevância da comenda também foi lembrada pelo consócio e ex-consultor jurídico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Carlos Jorge Sampaio Costa: “É um prêmio muito importante porque não basta uma grande contribuição ao Instituto, esse prêmio exige uma contribuição permanente e intermitente durante muitos anos”.

O primeiro discurso de agradecimento foi feito por Flora Strozenberg, que dedicou o diploma ao advogado Antônio Modesto da Silveira, importante influência na sua formação profissional. Ela também dividiu a homenagem com os companheiros de trajetória já falecidos e reafirmou seu compromisso com os valores éticos da profissão. “O Direito não serve para grandes discussões doutrinárias e grandes contas nos bancos. O Direito serve para fazer justiça, para proporcionar sempre e cada vez mais o Estado Democratico de Direito”, afirmou Flora.

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Gloria Marcia Percinoto, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso

Gloria Marcia Percinoto homenageou as mulheres do Instituto que a antecederam em um período menos propício à entrada de profissionais femininas. “Desde o início, a nossa chegada à profissão, à faculdade e ao instituto se deu por luta”, disse ela, exaltando as conquistas feministas alcançadas pelas primeiras consócias. “A Medalha Levi Carneiro foi concedida, entre 1985 e 2022, para oito mulheres. A nossa alegria é que hoje, em um dia só, somos sete mulheres recebendo ao mesmo tempo. Isso é muito significativo, um sinal dos novos tempos”, destacou Rosangela Cavallazzi. Ela agradeceu aos amigos e instituições de ensino e pesquisa do Direito que a formaram.

Leila Bittencourt 

Nos agradecimentos feitos por Leila Bittencourt, a advogada contou que frequentava o IAB mesmo antes de se tornar membro. “Foi amor à primeira vista. Eu me encantei com o trabalho que o Instituto exercia e senti que essas paredes refletiam a história do Direito no nosso País”, afirmou. A presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lucia Gyrão, também enalteceu o papel da Casa de Montezuma na formação jurídica dos membros: “A Comissão reflete o grande ideal do IAB de aprofundar a cultura, incentivar o pensamento crítico e extirpar a massificação própria aos regimes totalitários”.

Maria Lucia Gyrão 

Durante a homenagem, Silvia Regina Gandelman agradeceu à sua família, composta por pai e mãe advogados, por oportunizar sua formação de forma livre. Ela se dedica ao Direito Autoral e ao combate à pirataria. “Aos meus colegas de luta presentes, quero reafirmar que a nossa comissão, agora dividida entre a Comissão de Direito Autoral e a de Propriedade Industrial, vai se refazer justamente na defesa dos direitos do autor”, garantiu. A paixão pelo exercício da advocacia também foi mencionada por Teresa Pantoja, que foi aprovada em concurso para exercer a diplomacia, mas preferiu ingressar no estudo jurídico. “Eu me encantei pelo Direito, me apaixonei e achei muito mais interessante”, contou a advogada, que possui 50 anos de bagagem profissional. 

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Carlos Eduardo Machado, Silvia Regina Gandelman e Sydney Sanches

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173