OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quinta, 10 Agosto 2017 22:04
IAB firma acordo de intercâmbio com Universidade de Lisboa
Raimundo Nonato Chaves Neto é empossado como membro efetivo do IAB pelo presidente Técio Lins e Silva
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) firmaram um acordo com o objetivo de promover intercâmbio científico, cultural e acadêmico. A parceria foi fechada na sessão ordinária desta quarta-feira (9/8) com a assinatura do compromisso pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva; o diretor do Instituto de Direito Brasileiro da FDUL, Raimundo Nonato Chaves Neto (foto), e o diretor de Biblioteca do IAB, Aurélio Wander Bastos, articulador da união entre as duas instituições. Antes da celebração do “aprimoramento dos laços acadêmicos entre Portugal e Brasil”, conforme consta do documento, o advogado Raimundo Nonato Chaves Neto foi empossado por Técio Lins e Silva como membro efetivo do IAB.
Segundo o presidente, “essa é mais uma parceria firmada pela atual administração que, sem ônus para as duas instituições, trará uma contribuição inestimável e irá gerar frutos importantes para o desenvolvimento dos estudos acadêmicos”. O objetivo do acordo, que terá o prazo de um ano, renovável automaticamente, é “propiciar atividades de docência e investigação científica, por intermédio de projetos conjuntos, incluindo intercâmbio de professores para ministrar aulas e participar de pesquisas”.
O acordo prevê, ainda, “a realização de seminários, congressos e a troca de experiências nas diversas áreas do conhecimento”. Para Aurélio Wander Bastos, “a parceria será uma chance de reunir a cultura proporcionada pela criação dos cursos de direito em Portugal e no Brasil e pelo surgimento do IAB, que tem contribuído há 174 anos para o aprimoramento dos estudos jurídicos no nosso País”.
Raimundo Nonato Chaves Neto agradeceu ao IAB por aceitar o seu ingresso e disse que “o acordo promoverá o enriquecimento jurídico dos membros das duas instituições”. Segundo ele, “de 2015 até hoje, o Instituto de Direito Brasileiro já promoveu mais de 70 eventos jurídicos, levando a Lisboa dezenas de advogados e estudantes de direito”.