“É preciso discutir os mecanismos criados pelo talento dos inimigos da democracia que, nos últimos 30 anos, por vias ilegais e inconstitucionais, foram estabelecendo uma legislação infraconstitucional que vem corroendo sutilmente garantias fundamentais da Carta Magna promulgada em 1988”, afirma o presidente do IAB. Organizada em parceria pelo Conselho Federal da OAB e a OAB/SP, a conferência reunirá milhares de advogados de todo o País. O tema do maior evento jurídico da América Latina, realizado a cada três anos, será Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania.
“Criado pelo Imperador Dom Pedro II, em 1843, com a finalidade de disciplinar o exercício da profissão e criar a Ordem dos Advogados do Brasil, o IAB demonstrará a vitalidade com que atua, há quase duzentos anos, como o braço jurídico do País”, complementa Técio. A sessão plenária especial será realizada na sala 5 do pavilhão, a partir das 14h30. Após a cerimônia de posse, haverá a mesa de debates, às 15h, que vai tratar de dois temas: A Constituição e sua revogação gradativa em seus 30 anos de vida. As normas infraconstitucionais que alteraram princípios fundamentais do direito de defesa e A quimera da paridade de armas. Os debatedores serão o orador oficial do IAB, José Roberto Batochio, os membros efetivos Nélio Machado e Letícia Lins e Silva e o juiz do TJRJ Rubens Casara, membro honorário do Instituto.
A sessão será encerrada com um painel integrado por presidentes de comissões temáticas que irão relatar, a partir da 16h30, o posicionamento do Instituto sobre diversos temas. Presidente da Comissão de Direito Processual Civil, Ivan Nunes Ferreira vai falar sobre Os impactos do novo CPC para a advocacia. Gilberto Garcia, da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, abordará A decisão do STF sobre o ensino religioso.
Presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Luciana Lóssio fará uma exposição do parecer do IAB, enviado ao Congresso Nacional, referente às propostas voltadas para a reforma política. Daniel Apolônio Vieira, da Comissão de Direito do Trabalho, irá falar sobre A reforma trabalhista. O assunto de Suzani Ferrano, da Comissão de Seguridade Social, será A reforma da Previdência.
Sigilo profissional – Dentro da programação oficial da conferência, Técio Lins e Silva fará a palestra O sigilo profissional e a inviolabilidade dos escritórios e departamentos jurídicos, no dia 27, às 14h30. A intervenção do presidente do IAB ocorrerá no painel 5, que terá como tema Prerrogativas da advocacia: defesa da cidadania e fará parte do eixo denominado Protagonismo da advocacia: valorização, prerrogativa, ética e ensino Jurídico.
Do mesmo painel, participarão o ex-presidente do IAB Sérgio Ferraz, com a palestra A dispensa de licitação para contratação de advogado pelo Poder Público, e o consócio Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, que irá falar sobre O papel da OAB na defesa das prerrogativas.
No Pavilhão de Exposições Anhembi, o IAB terá um estande, decorado com uma fotografia do seu plenário histórico em tamanho natural e cartazes dos eventos realizados. Também haverá distribuição de exemplares da Folha do IAB e folders, além de lançamentos de livros.
A programação completa da conferência está disponível no site www.oab.org.br .
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!