Sergio Tostes
O orador oficial do Instituto, Sergio Tostes, saudou os homenageados lembrando de suas trajetórias profissionais. “Lúcia Léa se notabilizou por sua intensa defesa judicial dos legítimos interesses do Estado do Rio de Janeiro em temas muito complexos e sensíveis para a sociedade fluminense, dentre eles o reconhecimento de direitos da união homoafetiva”, afirmou. Ele também destacou a relevante atuação de Carlos Roberto Schlesinger na Comissão de Direitos Humanos do IAB durante a ditadura militar.
Sergio Tostes lembrou ainda da trajetória acadêmica de Carlos Alberto Gallo, que se especializou em muitas áreas: “A lista de cursos jurídicos de pós-graduação feitos por ele é caudalosa. Estudou responsabilidade civil, locação, seguros, Direito Imobiliário, novas leis da sociedade e outros assuntos jurídicos de relevância”. O orador também ressaltou que Roberto de Bastos Lellis teve profícua atuação profissional na área cível. “Aqui no IAB, ele tem dado incomensurável contribuição jurídica com a sua participação nas comissões de Direito Constitucional, de Direito Civil e de Direito e Liberdade Religiosa”, completou.
Lúcia Léa Tavares
Em seu discurso de agradecimento, Lúcia Léa Tavares disse estar honrada por receber a medalha: “Agradeço especialmente ao Instituto, esta instituição de quase 200 anos, que presta serviços super relevantes ao País e que me dá a honra de receber essa medalha”. Também exaltando a trajetória da entidade, Carlos Roberto Schlesinger lembrou da importância do IAB para a manutenção do Estado Democrático de Direito: “Nesta Casa aprendi disciplinas e aspectos do Direito em debates, pareceres, exposições, conferências e congressos. Aqui travei embates, alguns mais acirrados em defesa das minhas convicções, mas sabendo antes de tudo que o IAB era o local adequado para esses debates”.
Carlos Roberto Schlesinger
Carlos Alberto Provenciano Gallo agradeceu aos confrades e confreiras destacando também a relevância histórica de Levi Carneiro, que dá nome à medalha. “Ele deixou contribuições não só para o Direito, mas também no campo literário, que deverão ser sempre lembradas", disse. O homenageado também reafirmou a importância das defesas fundamentais no campo da advocacia: “Se me perguntassem, como professor de Direito Constitucional, o que é a liberdade, eu diria que é o oxigênio da democracia”.
Carlos Alberto Gallo