O primeiro evento foi conduzido pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, que destacou o fato de o Instituto, fundado em 1843, se manter na vanguarda do direito, ao discutir um tema tão atual como a arbitragem. O assunto foi debatido pelo 3º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes; o presidente da CBMA, Gustavo Schmidt; a diretora de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Ana Tereza Basílio, a diretora-secretária Adriana Brasil Guimarães e os consócios Joaquim de Paiva Muniz e Francisco Mussnich.
No dia 22 de setembro, Sergio Tostes abriu o evento, ressaltando que iniciativa conjunta visava a dar inicio ao curso de formação e capacitação em mediação empresarial. Segundo Tostes, a mediação é uma importante alternativa à resolução de conflitos e abre uma gama de oportunidades para os advogados. Gustavo Schmidt disse que a parceria entre o CBMA e o IAB contribui para o aprofundamento da discussão de temas de grande relevância jurídica.
As palestras foram feitas pelo desembargador Cesar Cury, do Tribunal de Justiça do Rio, e a professora de mediação da Escola da Magistratura do Estado do RJ (Emerj) Juliana Loss. Os debates, com participação efetiva da plateia que lotou o plenário, foram mediados pela diretora de Mediação do CBMA e membro da Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Mariana Freitas de Souza.
Da esq. para a dir., Gustavo Schmidt, Juliana Loss, Mariana Freitas de Souza, Cesar Cury e Sergio Tostes
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!