NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 19 Agosto 2023 15:10

IAB defende participação federal nas investigações do assassinato de líder quilombola

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou neste sábado (19/8) nota de repúdio ao assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, ocorrido na noite de quinta-feira (17/8), em Simões Filho, na Bahia. O IAB defende “a participação das autoridades federais no apoio ao processo investigatório, em especial a Polícia Federal e os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos”.

O texto, assinado pelo presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches, pede “empenho máximo na obrigatória e urgente apuração de tal fato traumático e covarde, que deverá ocorrer por meio de independente, rigorosa e profunda investigação desse crime hediondo, sendo inadmissível o modelo de apuração superficial e inconclusiva que tem se repetido no Brasil em casos similares”. Para o IAB, “o assassinato de Mãe Bernadete Pacífico revela-se como crime político, ideológico, racial, religioso e territorial, promovido por aqueles que se valem de violência e intimidação para o esvaziamento dos direitos dos povos tradicionais e apropriação de suas terras originárias”.

Leia a nota na íntegra:

Nota de repúdio ao bárbaro assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), comprometido com seus desígnios históricos na construção de um mundo mais justo, solidário e humano, se solidariza com familiares e amigos da ialorixá e líder quilombola Mãe Bernadete do Pacífico, brutalmente assassinada em sua casa, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, nas proximidades de Salvador (Bahia). Ao repudiar tamanha insanidade, o IAB vem pugnar às autoridades competentes empenho máximo na obrigatória e urgente apuração de tal fato traumático e covarde, que deverá ocorrer por meio de independente, rigorosa e profunda investigação desse crime hediondo, sendo inadmissível o modelo de apuração superficial e inconclusiva que tem se repetido no Brasil em casos similares, como a que ocorreu com o filho de Mãe Bernadete, Flavio Pacífico, assassinado em circunstâncias semelhantes há seis anos. 

Lamentavelmente, o crime ocorrido no Quilombo Pitanga dos Palmares é mais uma evidência dos constantes ataques sofridos pelas lideranças, povos e religiões de matriz africana. Mãe Bernadete, que há tempos denunciava invasões na área de proteção do Quilombo Pitanga dos Palmares e vinha sendo ameaçada de morte, lutava há décadas pelos direitos das pessoas negras, pelas religiões afro-brasileiras, pela titularidade das terras quilombolas e pelos direitos humanos. Os povos tradicionais, os terreiros de candomblé e de umbanda clamam por urgente justiça. É, portanto, imperativa a identificação dos responsáveis e de seus mandantes. 

O assassinato de Mãe Bernadete Pacífico revela-se como crime político, ideológico, racial, religioso e territorial, promovido por aqueles que se valem de violência e intimidação para o esvaziamento dos direitos dos povos tradicionais e apropriação de suas terras originárias, o que confere ao crime reflexo nacional, sendo essencial a participação das autoridades federais no apoio ao processo investigatório, em especial a Polícia Federal e os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Nada justifica tamanha desumanidade e urge estancar no cenário nacional intolerâncias e violências dessa natureza. 

O IAB acompanhará com atenção os desdobramentos das investigações e reitera seu combate a toda e qualquer discriminação de raça, bem como reafirma sua intransigente defesa dos povos tradicionais, dos direitos dos quilombolas e da plena e pacífica liberdade de crença – direitos inalienáveis esculpidos em nossas garantias constitucionais.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2023.

Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173