SALETE era uma pessoa incrível. Adorada por seus alunos, sempre esteve presente aos eventos do IAB e costumava participar generosamente de nossas atividades acadêmicas.
Posso testemunhar que SALETE MACCALÓZ era uma mulher formidável, amiga dos amigos, destemida, forte, corajosa e, sobretudo, independente. Desempenhou a judicatura com brilho e competência. Seu gabinete estava sempre aberto aos advogados que postulavam os pleitos de seus clientes. Um exemplo de magistrada que respeitava a Advocacia e a considerava indispensável, tal como proclama a Constituição.
Sócia honorária da Casa de Montezuma, SALETE MACCALÓZ lutou bravamente pela vida nos últimos dois anos. Não resistiu e suavemente nos deixou muito antes do que ainda poderia fazer pela Justiça e pelo País.
A comunidade jurídica está de luto. E a Justiça perdeu uma juíza que amava a liberdade!
Técio Lins e Silva
Presidente nacional do IAB
+++
Seu corpo será velado nesta sexta-feira (3/2), na Capela 1 do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, das 9h às 13h. Após, será levada para Soledade, no Rio Grande do Sul, onde será sepultada conforme o seu desejo.PERFIL
Salete Maria Polita Maccalóz, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES), era membro do IAB desde 1987, indicada pelo então presidente Benedito Calheiros Bomfim. Natural de Soledade (RS) e formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da PUC-RS, em 1972, Salete Maccalóz foi aprovada em 11 concursos públicos, dentre os quais para atuar como advogada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde trabalhou de 1978 a 1988, quando foi nomeada juíza do Tribunal Federal de Recursos, em Brasília.Com mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ, em 1981, e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, em 2000, Salete Maccalóz tornou-se desembargadora federal do TRF da 2ª Região em 2009. Ocupou os cargos de corregedora regional (2013/2015), presidente da 3ª Turma (2010-2011) e da 7ª Turma do TRF da 2ª Região (2009) e membro do Conselho de Administração do Tribunal (2013/2015).
Em sua carreira jurídica, foi agraciada com 17 títulos, entre homenagens, prêmios e condecorações. Publicou diversos livros, como O Poder Judiciário, os meios de comunicação e opinião pública (Editora Lumen Iuris), em 2002; e Representação classista na Justiça do Trabalho (Editora Forense), em 1984. Produziu 37 títulos de trabalhos públicos, dentre monografias, artigos, pareceres e ensaios, no período de 1977 a 2006.
O IAB se fez presente na homenagem prestada, no dia 16 de novembro de 2016, à emérita professora Salete Maccalóz, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito, pelos seus 40 anos de magistério. Compareceram à cerimônia a diretora-secretária Adriana Brasil Guimarães; a chefe de Gabinete da Presidência do IAB, Maíra Fernandes; a diretora de Sede, Kátia Tavares, e o consócio Bernardo Cabral, membro do Conselho Superior do Instituto e detentor da Medalha Teixeira de Freitas.
Na sessão ordinária do dia 9 de novembro, o IAB aprovou Moção de Congratulações à professora Salete Maccalóz, apresentada pelo presidente da Comissão de Direito Administrativo, Manoel Messias Peixinho.