Na nota, assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, também é destacada a importância de esclarecer a natureza das motivações do crime: “Caso encontrem abrigo no ambiente político, será fundamental a respectiva responsabilização política, a fim de que sejam preservados nossos princípios constitucionais e democráticos e a higidez de nossa classe política”.
Leia a nota na íntegra:
Nota de repúdio ao assassinato dos médicos Diego Ralf Bomfim, Daniel Proença e Marcos Andrade Corsato
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade comprometida com os valores civilizatórios e atenta à preservação da ordem jurídica nacional, se solidariza com os familiares e amigos dos médicos Diego Ralf Bomfim, Daniel Proença e Marcos Andrade Corsato, o primeiro deles irmão da deputada federal Sâmia Bomfim, executados brutalmente na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A forma como ocorreram os assassinatos denota uma operação promovida de forma organizada a aniquilar as vidas dos atingidos. O IAB vem propugnar às autoridades competentes empenho máximo na apuração de tais fatos violentos, que deverá ocorrer por meio de independentes, rigorosas e profundas investigações, especialmente para a identificação dos verdadeiros autores e mandantes, sendo inadmissível o modelo de apuração superficial que tem sido empreendido no Brasil em casos similares. São, portanto, imperativas investigações urgentes e transparentes, que não podem repetir o cenário de impunidade identificado em atos de violência anteriores, a fim de que as responsabilidades sejam alcançadas e restaurada a verdade.
As motivações do atentado devem ser esclarecidas e, caso encontrem abrigo no ambiente político, será fundamental a respectiva responsabilização política, a fim de que sejam preservados nossos princípios constitucionais e democráticos e a higidez de nossa classe política.
Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2023.
Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional