
Rita Cortez e Sydney Sanches participaram da reunião do Conselho Pleno da OAB, realizada na terça-feira (9/3), na qual foi aprovado o ajuizamento de uma ação no STF para obrigar a União a comprar vacinas contra a Covid-19, como também a criação de um observatório para acompanhar o processo de vacinação no País. Sydney Sanches relatou aos consócios do IAB que “há um clamor muito grande da sociedade civil em relação às ações que a Ordem pode adotar para intensificar o combate à pandemia, especialmente na luta para garantir a vacinação em massa da população brasileira”.

No ofício, a presidente informou também que o plenário do IAB se posicionou favoravelmente a duas medidas ainda não aprovadas pelo CFOAB. Uma delas é referente à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, para apuração das responsabilidades. Em relação a esta medida, a votação na Ordem foi interrompida antes da sua conclusão e será retomada na próxima reunião do Conselho Pleno, no dia 17 de abril.
A outra medida diz respeito à discussão sobre o impedimento e afastamento do presidente da República. A ideia foi, inicialmente, afastada pelos conselheiros federais, que ficaram de voltar a analisá-la em outro momento. De qualquer forma, Rita Cortez anexou ao ofício enviado a Felipe Santa Cruz cópias dos pareceres jurídicos do IAB, aprovados na sessão plenária realizada no dia 10 de junho de 2020, a respeito dos fundamentos que sustentam a abertura do processo de impeachment e da tipificação de crimes comuns praticados pelo presidente da República.
Clique abaixo e leia a íntegra do ofício enviado ao presidente do CFOAB e dos dois pareceres.