NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 12 Dezembro 2024 14:00

IAB apoia acordo para abertura no Brasil de sede da Corte Permanente de Arbitragem

Joaquim Tavares de Paiva Muniz Joaquim Tavares de Paiva Muniz

A abertura em território nacional de uma sede da Corte Permanente de Arbitragem (CPA), proposta pelo projeto de decreto legislativo (PDL) 386/22, recebeu o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Nesta quarta-feira (11/12), o plenário da entidade aprovou parecer que defende o chamado “Acordo de Sede”, justificando que a mudança tornará o Brasil ainda mais atraente como local de arbitragens, especialmente as internacionais: “Isso fomentará mercado de trabalho de advogados, escritórios de advocacia e árbitros residentes em nosso País, além de produzir impacto positivo nos mercados hoteleiro, de tradutores e de demais prestadores de serviço”.

O PDL, que está em apreciação no Congresso Nacional, prevê que a União Federal disponibilizará à PCA escritórios e as salas de reunião, bem como serviços administrativos para a condução de arbitragens no Brasil. O acordo, celebrado em 2017 pelo Poder Executivo Federal e a Corte, também determina que a PCA gozará das imunidades e privilégios típicos de instituições internacionais com presença no Brasil.

Composta por 124 partes contratantes, a Corte Permanente de Arbitragem é uma instituição intergovernamental estabelecida em 1899 na cidade de Haia (Países Baixos) com o objetivo de promover a resolução, por meio da arbitragem, de controvérsias internacionais entre instituições públicas e/ou privadas. Relator do parecer, Joaquim Tavares de Paiva Muniz apontou que as decisões arbitrais da PCA são tomadas por árbitros independentes, indicados pelas partes.

Segundo o advogado, a Administração Pública poderá se beneficiar do acordo, já que ela tem sido frequente usuária de arbitragens. “A existência no Brasil de escritório da PCA facilitará o acesso de entes estatais, que devem realizar arbitragens com sede no Brasil, a mais uma entidade arbitral renomada”, afirmou ele. Muniz ainda destacou que a Corte tem expandido suas sedes ao redor do mundo e já conta com presença em países como África do Sul, Argentina, Chile, Costa Rica, Índia, República de Maurício, Singapura e Vietnã. 

O parecer foi apreciado pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB. A indicação que deu origem à análise foi feita pela presidente do grupo, Adriana Brasil Guimarães. Durante a sessão plenária, ela reafirmou que a aprovação do PDL terá impactos positivos na economia: “Vamos ter um mercado sendo movimentado, com ganhos financeiros para os advogados”.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173